• Carregando...
 | Reprodução
| Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou, em maio deste ano, o Guia dos Museus Brasileiros. A publicação, de 590 páginas, inclui 3.118 mil museus, in­­cluindo 23 museus virtuais. No livro, é possível saber, além de dados básicos como endereço e telefone, tipologia do acervo, natureza administrativa e ano de criação.

As informações foram organizadas pelas cinco regiões brasileiras, seguindo a metodologia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento foi possível por conta do Cadastro Nacional dos Museus, em atividade desde março de 2006, que sistematiza e torna públicas as informações sobre esses espaços culturais no país. Por meio desse cadastro, foi possível saber o número de mu­­seus que existem no país e a estimativa de visitação, de 82 mi­­lhões em 2010.

O Ibram ressalta que a veracidade das informações, por serem autodeclaradas, são de responsabilidade das instituições. Segundo o presidente do instituto, José do Nascimento Júnior, o guia contribui para trabalhos educativos e os dados coletados devem colaborar para uma outra publicação, que deve ser lançada em agosto, somente com dados estatísticos, fruto de três anos de trabalho.

Nascimento ressalta que publicações deste gênero podem auxiliar no trabalho educativo realizado por escolas e museus. "Seja histórico ou artístico, o museu conta algo. E, para que as pessoas entendam o que é dito, é necessário que elas sejam inclusas nesta linguagem e aprendam a ‘ler’ o que é exposto".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]