• Carregando...

A banda de rock Guns N' Roses, com apenas um de seus membros originais, vai lançar em 23 de novembro seu primeiro álbum com músicas novas após mais de 17 anos, anunciou o selo do grupo.

A época áurea da banda, no início dos anos 1990, não passa de uma memória distante, e o instável vocalista Axl Rose promoveu um revezamento constante de músicos, enquanto o trabalho sobre o novo álbum, "Chinese Democracy", avançava a passos de tartaruga.

Ao longo dos anos, Axl Rose já prometeu e adiou várias vezes o lançamento do disco, mas desta vez tudo indica que será para valer.

O selo da banda, Geffen Records, vai lançar o álbum exclusivamente nos EUA através da rede de artigos eletrônicos para consumidores Best Buy. Em outros países, "Chinese Democracy" poderá ser encontrado no varejo musical tradicional.

Paradoxalmente, a maioria das 14 faixas de "Chinese Democracy" já foi lançada de uma maneira ou outra, graças em grande medida à pirataria na Internet.

No início da semana, um homem em Los Angeles se disse inocente num tribunal federal de violar as leis de direitos autorais, postando ilegalmente nove das faixas num Web site.

A faixa-título foi lançada oficialmente em rádios norte-americanas na quarta-feira. A faixa "Shackler's Revenge" estreou no mês passado no videogame "Rock Band 2", e uma parte de "If The World" pode ser ouvida nos créditos finais do novo filme "Rede de Mentiras".

A última coletânea de material novo do Guns N' Roses saiu em setembro de 1991, quando a banda lançou dois álbuns -- "Use Your Illusion 1" e "Use Your Illusion 2", depois de estrear com enorme sucesso em 1987 com "Appetite for Destruction".

Os álbuns "Illusion" ficaram com os dois primeiros lugares na parada de álbuns americana, e a banda viajou incansavelmente por todo o mundo, fazendo shows.

Um ano após o lançamento, em 1993, do álbum de covers "The Spaghetti Incident?" - que causou espécie com a inclusão de uma canção escrita pelo assassino em massa Charles Manson -, a banda começou a trabalhar sobre materiais novos.

Mas as tensões internas que vinham se acumulando acabaram provocando a saída do guitarrista Slash, do baixista Duff McKagan e do baterista Matt Sorum. Estes acabaram formando a banda premiada com o Grammy Velvet Revolver, que lançou dois discos.

Fechado em sua casa em Malibu, Axl Rose continuou a trabalhar sobre "Chinese Democracy" com diversos músicos, gastando milhões de dólares, e lançou algumas turnês.

Com o passar do tempo, "Chinese Democracy" virou sinônimo de indulgência artística cara. Dizia-se que a democracia chegaria à China antes de o álbum ser lançado.

Os ex-colegas de banda de Axl Rose dizem que o novo Guns N' Roses não passa de uma pálida imitação do artigo legítimo, a banda que vendeu mais de 90 milhões de discos em todo o mundo.

Mas, em comunicado à imprensa, a Geffen Records se disse "incrivelmente instigada" com o novo álbum, cujo lançamento, segundo o co-gerente Irving Azoff, "marca um momento histórico do rock'n'roll."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]