• Carregando...

Uma releitura do teatro de revista. Essa é a definição que o diretor Maurício Vogue dá para seu novo espetáculo, O Humor com Sabor Picante, que estréia hoje à noite. Composta de pequenos quadros, a montagem tem como base os textos do dramaturgo Alcione Araújo, autor de Há Vagas para Moças de Fino Trato e Licença para Dois, entre outras peças. Também há quadros de Emílio Boechat e histórias inventadas pelo próprio elenco curitibano.

"É um tipo de humor que faz as pessoas pensarem sobre o próprio país, sobre sua condição", diz o diretor. Segundo ele, na pré-estréia, as pessoas começaram rindo e se divertindo muito. "Com o passar do tempo, começaram a perceber qual era a crítica que estava por trás de tudo aquilo", comenta o diretor.

Como exemplo da crítica social feita pelo texto, Maurício Vogue cita um dos quadros da peça, no qual uma assistente social vai conversando com o público enquanto se dirige para o trabalho, numa favela. "Ela fala tudo o que uma assistente social não deveria dizer", conta o diretor. Para ela, apesar da boa vontade, os habitantes da favela são "gente quase como a gente" ou outras pérolas do gênero. A montagem também tem créditos de autor para William Shakespeare, devido a uma rápida cena que, segundo Maurício Vogue, serve de crítica bem-humorada aos jovens de hoje. "São dois atores muito ruins tentando fazer um trecho do Romeu e Julieta", adiante ele.

Em outras seções, a peça ganha em glamour e se aproxima da estética da Broadway, dos musicais e do cinema de entretenimento dos anos 50. São organizados coros, há dança e coreografias, dançadas com figurinos à moda do teatro norte-americano. "Essa estética não é nova para mim, já trabalhei com esse tipo de linguagem nos anos 80", afirma Maurício Vogue. Ele cita como professor no estilo o já falecido diretor paranaense Roberto Menghini, a quem o espetáculo é dedicado.

Uma curiosidade: esta será a terceira peça de Maurício Vogue a estar em cartaz simultaneamente no Teatro Regina Vogue, dentro do Shopping Estação. Além de Humor com Sabor Picante, estão atualmente sendo apresentadas a infantil Contadores de Histórias e a adulta Fando e Lis, com texto do espanhol Fernando Arrabal.

Serviço: O Humor com Sabor Picante. Espaço Teatro Regina Vogue (Av. Sete de Setembro, 2.775 – Shopping Estação, 2.° piso), (41) 2101-8292. Direção de Maurício Vogue. Com Giovana de Liz, João Graf, Katiuscia Canoro. De quinta-feira a domingo às 19 horas. R$ 15 e R$ 7,50 (meia). Até 7 de maio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]