"Entediante" e "sombria" foram alguns dos adjetivos usados pela imprensa dos Estados Unidos para qualificar a 79ª edição do Oscar, apresentada por Ellen Degeneres, que foi criticada por ter conduzido a cerimônia como se fosse seu programa televisivo. Somente a surpresa e a recompensa final que representou a entrega da estatueta de melhor diretor a Martin Scorsese, deu um pouco de ânimo às pouco mais de quatro horas de uma cerimônia que, como todos os anos, foi transmitida pela rede de televisão americana "ABC".

CARREGANDO :)

Tom Shales, do jornal "Washington Post", qualificou o discurso de agradecimento em italiano do compositor Ennio Morricone, premiado com o Oscar pelo conjunto da obra, de "penosamente longo". Como se não bastasse, acrescenta o jornalista, Clint Eastwood teve que traduzir frase por frase suas palavras e, posteriormente, as atrizes do filme "Dreamgirls - Em busca de um sonho" "cantaram, cantaram e cantaram". "Como tudo no Oscar, foi interminável", afirmou.

Alessandra Stanley, do "The New York Times" criticou o fato de os prêmios técnicos terem sido concedidos no início da cerimônia, o que "deu tempo de sobra" para os premiados pronunciarem suas palavras de agradecimento. A atriz e apresentadora Ellen Degeneres também recebeu sua cota de críticas. A maioria dos jornais afirma que a mestre de cerimônia do Oscar parecia apresentar o "The Ellen Degeneres Show", programa de televisão exibido na rede de televisão "NBC", dos Estados Unidos.

Publicidade

O jornal "The New York Times" criticou o fato de os primeiros 50 minutos da cerimônia terem sido dedicados à entrega dos prêmios considerados "menores". A publicação também censurou a "falta de espontaneidade" dos premiados, que já chegavam à cerimônia de ontem à noite sabendo-se ganhadores.

Todos concordam que as únicas surpresas da noite foram os dois Oscars para Scorsese, e em menor medida, a vitória de Alan Arkin, na categoria de melhor ator Coadjuvante, em "Pequena Miss Sunshine".

Veja também
  • Martin Scorsese é, enfim, o grande vencedor do Oscar