Um incêndio destruiu na madrugada desta quarta-feira (4) o centro cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, anexo ao prédio da escola, no bairro da Luz, região central de São Paulo. Não houve feridos.

CARREGANDO :)

Por volta 1h, dois vigias que estavam de plantão no prédio do Liceu ligaram para os bombeiros avisando sobre o incêndio. Catorze equipes dos bombeiros, totalizando 48 homens, foram ao centro cultural na rua Cantareira e controlaram o incêndio em cerca de 20 minutos.

O fogo se alastrou rapidamente e atingiu quadros, esculturas, mesas e cadeiras. Parte do forro do teto caiu, vidros se despedaçaram e o piso de madeira do local também foi danificado pelo fogo.

Publicidade

Segundo o capitão Miguel Jodas, do Corpo de Bombeiros, 100% da área interna do prédio do central cultural foi danificada.

Jodas disse que nem todas as obras de arte estão perdidas, mas apenas um especialista poderá avaliar o estrago no acervo do centro cultural. "Tomamos cuidado no combate ao fogo para que a água não danificasse as obras de artes", disse o capitão.

O capitão não soube informar se o AVCB (Alvará de Vistoria do Corpo de Bombeiros) do prédio está em dia.

As causas do incêndio serão investigadas, de acordo com os bombeiros.

O centro cultural, fundado na década de 80, possui uma coleção de esculturas em tamanho natural e painéis fotográficos.

Publicidade

Outro caso

O auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, zona oeste de São Paulo, ficou completamente destruído após um incêndio atingir o local, em novembro do ano passado.

O fogo, que se estendeu por mais de cinco horas, danificou obras de arte deixou 16 feridos - um brigadista e 15 bombeiros. Eles estavam envolvidos no combate ao incêndio.