• Carregando...
Toninho Vaz vai falar sobre o seu livro, Solar da Fossa | Chris Von Ameln/Folhapress
Toninho Vaz vai falar sobre o seu livro, Solar da Fossa| Foto: Chris Von Ameln/Folhapress

Programe-se

Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu.

Praça do Mitre. Até 8 de setembro. Das 9 às 22 horas. A programação do evento pode ser conferida em www.feiradolivrofoz.com.br.

Reunindo nomes importantes da literatura e das artes do Brasil e de países vizinhos, como Argentina, Bolívia e Paraguai, além de prestar uma homenagem ao centenário do poeta Vinicius de Moraes, a Feira Internacional do Livro de Foz segue até domingo com uma programação de mais de 150 atividades literárias e artísticas, como lançamentos de livros, sessões de autógrafos, debates, palestras, oficinas, cursos e apresentações culturais.

A feira – que é gratuita – começou na sexta-feira, 30, com um show do músico Tom Zé. A expectativa da organização é de que mais de 40 mil pessoas passem pelo espaço montado na Praça do Mitre até o fim do evento.

Neste ano, a feira ganha proporções internacionais com a realização da 1.ª Mostra Latino-Americana de Literatura, um espaço aberto para discussões relacionadas aos povos latinos e que contará com a presença de autores de várias nacionalidades. Os destaques ficam por conta de Francisco Doratioto – especialista em Guerra do Paraguai (1864-1870) e Geopolítica do Mercosul – e a costa-riquenha Shirley Campbell Barr, uma das principais poetas de seu país e responsável pela realização de programas sociais e culturais.

O público infantojuvenil também terá o seu espaço. Na Feira das Letrinhas, a prática da leitura logo cedo será incentivada por meio de contações de histórias e apresentações artísticas. Já os assuntos relacionados à juventude – como a cultura hip-hop – é que darão o tom na Arena das Ideias. Nesta pegada, a atriz Roberta Estrela D’Alva demonstrará detalhes do slam poetry – uma espécie de campeonato de poesia – e o escritor Ivan Jaf vai contar um pouco sobre a sua experiência com roteiros para cinema, quadrinhos e teatro.

Com a modernidade, os e-books não poderiam ficar de fora. Por isso, o público poderá ter acesso a dispositivos para leitura digital (os e-readers e tablets), no espaço organizado pelo Parque Tecnológico Itaipu. Entre as apresentações artísticas, dica para a peça Fim de Partida, do grupo Teatro Kaos, de Londrina, e para a mistura de grafite com poesia da artista potiguar Eveline Gomes, a Sinhá.

Principais autores

Entre os artistas de referência na Feira Inter­nacional do Livro estarão João Gilberto Noll, vencedor de cinco edições do Prêmio Jabuti; Ana Beatriz Barbosa, autora do best seller Mentes Inquietas – TDAH: Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade e especialista em comportamento humano; e Toninho Vaz, autor de Solar da Fossa: um Território de Liberdade, Impertinências, Ideias e Ousadias.

Grande nome da literatura brasileira atual, Ricardo Lísias, também vai estar em Foz do Iguaçu. Ele é o autor do livro Céu dos Suicidas, sucesso nas principais feiras e eventos literários do Brasil. O Paraná também estará representado no evento, com nomes como Isabel Furini e Daniel Barbosa.

Além de 30 estandes para a comercialização e a troca de publicações, montados por livrarias, editoras e sebos, as universidades da cidade terão estruturas próprias para a divulgação de projetos literários, livros e atividades com escritores do município.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]