• Carregando...
Glauco Sölter: baixista paranaense também toca no evento | Theo Marques/Gazeta do Povo
Glauco Sölter: baixista paranaense também toca no evento| Foto: Theo Marques/Gazeta do Povo

Jazz, vinhos e gastronomia voltam a se encontrar, desta vez na primavera. Depois do Full Jazz Winter Festival (confira a programação completa), que aconteceu entre julho e agosto em Curitiba, a versão "primavera" do evento começa a partir de hoje com a mesma proposta.

Em seis apresentações – a última será no dia 31 de outubro –, reconhecidos músicos da cidade se apresentam enquanto os amantes do estilo norte-americano degustam o que estará em um cardápio preparado especialmente para o evento. A direção artística é de Emmanuel Bach.

"A primeira edição foi um sucesso de público. Temos um bar com capacidade para 60 pessoas e em nove apresentações cerca de 500 estiveram por lá, sempre lotando a casa", lembra o produtor Fernando Macedo.

Se no inverno a pedida era por um jazz mais conservador, com apresentações de standards, "que tivesse a ver com a chuva", para a versão spring o estilo foi modificado. "Será um jazz com um pouco mais de punch, focado nos estilos fusion e pós-fusion. Haverá mais sopros, mais sax e trompete. É um jazz animado, mais agitado", explica.

No time de músicos estão Endrigo Bettega (bateria), Glauco Sölter (contrabaixo), Reginaldo Saturno (sax alto), Fábio Dei­ver­son (sax tenor), Arthur Bandt (piano), Jeff Sabbag (teclado), Wagner Ben­nert (contrabaixo), Zeu Maciel (guitarra), Nei Rangel (contrabaixo), Valmir Pêgas (bateria) e Mário Conde (guitarra), entre outros.

Nos dias 24 e 31 de outubro – confira programação completa ao lado – haverá homenagens ao saxofonista-tenor John Coltrane e à cantora Billie Holliday, interpretada por Caroline Cortes.

A escolha desses ícones do jazz também está relacionado à estação das flores. Coltrane (1926-1967) era conhecido por seu musicalidade e suas improvisações, que o colocavam tanto perto do rock – já no final de sua vida – quanto da música erudita.

Billie Holiday (1915-1959), considerada por muitos a maior cantora do gênero, adicionava ao mesmo tempo suavidade, suingue e sensualidade a suas interpretações.

A gastronomia também foi repensada para a nova edição. Carne de avestruz e cordeiro estão no menu oficial. Já a carta de vinhos terá rótulos da Europa Chile, Argentina e Austrália.

Segundo Macedo, devido ao sucesso de público, mais edições devem acontecer. "A ideia é produzir quatro eventos por ano. As apresentações serão realizadas até junho de 2010 com uma série de shows, sendo um para cada estação do ano. A primeira versão superou nossas expectativas com o público de Curitiba e também de várias cidades do Brasil durante os nove dias de festival."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]