• Carregando...

Morreu em São Paulo, nesta segunda-feira (27) o ator Jece Valadão, aos 76 anos. Desde o dia 20 de novembro, quando havia sofrido uma parada cardíaca, estava internado. Ele sofria de diabetes, o que tinha comprometido parte da sua visão. O artista, conhecido como o "eterno cafajeste" do cinema brasileiro, casou-se seis vezes e tinha nove filhos.

Nascido em Murundu, no interior do estado do Rio de Janeiro, Jece Valadão tinha no currículo mais de cem filmes. Estreou na tela grande em 1949, com os filmes "Carnaval no fogo" e "Também somos irmãos". Teve destaque ainda em "Os cafajestes" (Ruy Guerra, 1962), "Idade da Terra" (Gláuber Rocha, 1980) e em três produções de Nelson Pereira dos Santos: "Rio 40 graus" (1955), "Rio Zona Norte" (1957) e "O Boca de Ouro" (1962).

No longa "Tieta do agreste" (Cacá Diegues, 1995), interpretou um papel raro em sua carreira: o de um homem bom. O ator era o comandante Dario, que abandona a Marinha para desfrutar da tranqüilidade do Mangue Seco e preocupa-se com as questões sociais. Em uma entrevista, Jece Valadão chegou a dizer que só havia feito um mocinho, no filme "Obsessão", que ele mesmo dirigiu em 1973. De acordo com ele, não deu certo.

Além de ator, foi diretor, assinando, entre outros filmes, "Procura-se uma rosa" (1964), "As sete faces de um cafajeste" (1969), "Nós, os canalhas" (1975) e "A noite dos assassinos" (1976).

Há dez anos, mudou de estilo de vida ao converter-se à religião evangélica. Nessa época, casou-se com a dona-de-casa Vera Lúcia Valadão, de 45 anos, sua atual mulher. Primogênito de cinco irmãos, o ator dizia se arrepender por ter sido um pai ausente. Mesmo abraçado à Bíblia, não deixou de ser polêmico.

Via os metrossexuais como "o sinal dos tempos, o fim do mundo". Em entrevista, em 1995, chegou a dizer que ser macho era conquistar uma mulher por dia. Na atual fase, pregava o contrário: "conquistar a mesma mulher todos os dias é o que vale".

As últimas participações de Jece Valadão na televisão foram nas séries "Sob nova direção", "A diarista" e na novela "Bang Bang". Recentemente, o ator gravou o documentário "O evangelho segundo Jece Valadão", em que fala da própria vida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]