Designers Osvalter Urbinati Filho, Lucio Barbeiro e Robson Vilalba| Foto: Walter Alves / Gazeta do Povo

Finalistas da III Bienal de Humor Luís d’Oliveira Guimarães, os ilustradores Robson Vilalba e Osvalter Urbinati Filho, da Gazeta do Povo, terão seus trabalhos expostos em uma mostra coletiva a ser aberta no 1º de setembro na Casa da Cultura do Espinhal, em Lisboa.

CARREGANDO :)

As caricaturas criadas estão entre os 419 selecionados nos 1250 trabalhos enviados por artistas do mundo todo. "Foi o primeiro prêmio para o qual eu me inscrevi, então fiqueimuito feliz por ter os trabalhos selecionados para a exposição. Foi um grande incentivo, tanto que já me inscrevi em outros prêmios", disse Vilalba, que assinou as caricaturas de James Joyce, Paul Valéry e Alfredo Bosi.

Já Osvalter, que se inscreveu com caricaturas de Lima Barreto e Woody Allen, diz que a seleção foi, acima de tudo, um acerto de contas. "Eu devia isso ao Woody Allen porque quando publiquei esse desenho não tinha muito espaço. Então, ele não teve o destaque me merecia. Paguei minha dívida com ele...", brinca Osvalter.

Publicidade

Outra conquista no campo gráfico é do designer Lucio Barbeiro que ao lado de Oswaldo Miranda, o Miran, co-edita a revista Gráfica, ganhou a Estatueta Benny, considerada o "Oscar" da indústria gráfica, concedido pela associação americana PIA (Printing Industries of America) e vai ser entregue no fim do ano, nos Estados Unidos.

Além disso, os artistas venceram o prêmio Anatec concedido à mesma revista, na categoria revista nacional de circulação internacional. "Eu fiquei muito feliz porque esse é um trabalho 100% dedicado às artes gráficas em que as publicações de artistas nacionais são colocadas no mesmo patamar da dos artistas internacionais. Sem contar que trabalhei ao lado do Miran, que é um ícone nacional do design e que admiro muito", conta Lúcio.

Com tanto reconhecimento, Lúcio já está ansioso para inscrever outros projetos para o ano que vem. Entre eles o livro "Pequenas e grandes histórias de quem tem o que dizer", projeto da Gazeta do Povo com parceria com o programa Conversa entre Amigos. "É um projeto muito interessante, bonito, arrojado. E fiquei muito feliz quando minha mãe – que não tem o hábito de leitura -- pegou o livro e leu inteiro. Ou seja, conseguimos atingir o objetivo principal", avalia Barbeiro.

A equipe do jornal comemora premiações também em outras área. O repórter fotográfico Henry Milléo venceu a categoria principal do Prêmio New Holland de fotojornalismo e o projeto Retratos Paraná, série de reportagens sobre o desenvolvimento socioeconômico do estado, é finalista no prêmio Online Journalism Awards, que será entregue na Universidade de Miami, em setembro.

Veja também
  • Retratos Paraná é finalista em prêmio internacional de jornalismo online
Publicidade