• Carregando...
Chapa de metal com a silhueta de Millôr será instalada no Arpoador | Divulgação
Chapa de metal com a silhueta de Millôr será instalada no Arpoador| Foto: Divulgação

O urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná, vai assinar um monumento em homenagem ao escritor, tradutor e cartunista carioca Millôr Fernandes, morto em março, aos 88 anos, a ser inaugurado no Arpoador, no Rio de Janeiro. O espaço, que será batizado de Largo do Millôr, fica entre a praia do Diabo e a praia do Arpoador, e era um dos favoritos do artista, que disse ter inventado ali, na década de 1940, o frescobol, esporte praiano jogado com raquetes de madeira e uma bola de borracha.

A pedra fundamental do projeto já foi erguida, no último dia 6: um banco de praça instalado na pedra do Arpoador para assistir ao pôr do sol – um dos grandes sonhos de Millôr.

A secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro cuidou da revitalização da área, da recuperação de bancos de concreto ao reassentamento de parte da área com petit-pavé.

A iniciativa é de um grupo de amigos liderados pela atriz Fernanda Montenegro, entre eles o próprio Jaime Lerner. Ele, que conviveu com o artista por mais de trinta anos até o final de sua vida, conta que a única homenagem que Millôr gostaria de receber era essa: um banco para assistir ao pôr do sol. "Pensando nisso, resolvemos fazer algo simples, que não interferisse com o paisagismo do projeto feito pelo Burle Marx, mas que fosse digno do legado deixado pelo artista", e completa, elogioso à memória do cartunista: "Era uma pessoa de uma coerência extraordinária, um filósofo de grande inteligência e visão crítica das coisas. Tudo o que ele se propôs a fazer fez com altíssima qualidade. O homem mais inteligente do Brasil."

O resultado final prevê a instalação de uma chapa de metal sobre um banco de concreto, com a silhueta de Millôr desenhada pelo colega Chico Caruso que, vazada, será projetada no banco pela luz do sol, como se ele estivesse sentado. "A imagem representa não só a vontade dele de ver o pôr do sol sentado no banco, mas também o vazio da ausência do Millôr". Uma chapa, instalada acima da placa de rua que já leva o nome do artista, traz uma das frases do pensador: "Artigo 1.º e único: o pôr do sol é de quem olha".

A homenagem também se estende até onde o calçadão encontra a praia. "Há uma diferença de quase dois metros de altura, e nesse arrimo vamos instalar frases e desenhos do Millôr em metal."

Lerner diz que não há uma data exata da inauguração do monumento, mas crê que não haverá demora. "A proposta era garantir a simplicidade das coisas, e é uma obra muito simples, acredito que a instalação será feita o mais rápido possível."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]