Depois de lançar três livros históricos sobre a chegada da corte portuguesa no Rio (“1808”), a Independência do Brasil (“1822”) e sobre a proclamação da República (“1889”), o escritor paranaense Laurentino Gomes anunciou uma nova trilogia sobre a escravidão.
Prevista para 2019, a série de livros-reportagem sairá pela Globo Livros e abordará o assunto que, de acordo com o autor, é “o mais importante de toda a nossa história”.
“É um trabalho de longo prazo, para ser concluído em 2021 ou 2022, porque exige pesquisas exaustivas em bibliotecas, museus e centros de estudos no Brasil e outros países. A bibliografia é enorme, com centenas de livros publicados aqui e no exterior”, afirmou ele, em comunicado divulgado pela editora.
Para a pesquisa, Gomes afirmou que pretende realizar entrevistas em três continentes (África, Europa e Américas) e visitar locais relacionados à história da escravidão, como os locais de partida e chegada de navios negreiros.
Laurentino Gomes venceu seis vezes o Prêmio Jabuti - a última delas em 2014 por “1889”, escolhido o livro do ano de não ficção.
Com STF politizado, fugas de réus da direita se tornam mais frequentes
Estatais batem recorde na Lei Rouanet enquanto contas públicas fecham no vermelho
Trump analisa novas ações militares contra o Irã enquanto protestos se intensificam
Cientistas brasileiros avançam em diagnóstico de Alzheimer a partir de exames de sangue