• Carregando...
Hélia Correa, escritora portuguesa, foi escolhida pelo conjunto de sua obra | Enric Vives-Rubio/Divulgação
Hélia Correa, escritora portuguesa, foi escolhida pelo conjunto de sua obra| Foto: Enric Vives-Rubio/Divulgação

Inédita no Brasil, a escritora portuguesa Hélia Correia foi anunciada nesta quarta (17) a vencedora do Prêmio Camões, o mais importante prêmio literário a autores de língua portuguesa.

Escolhida por unanimidade pelo conjunto de sua obra, a autora de “O Separar das Águas” (1981) e “Adoecer” (2010) receberá 100 mil euros (cerca de R$ 350 mil) pela honraria. O anúncio foi feito no palácio São Clemente, sede do consulado português do Rio, onde se reuniu o júri.

O Prêmio Camões costuma ser atribuído em anos alternados a escritores brasileiros e de países lusos. Em 2014, o vencedor foi o memorialista brasileiro Alberto Costa e Silva. Mia Couto, Dalton Trevisan, Ferreira Gullar, João Ubaldo Ribeiro, José Luandino Vieira (que recusou a premiação) e Rubem Fonseca foram agraciados em edições anteriores.

Nascida em Lisboa, em 1949, Correia iniciou carreira literária com poesia, mas também escreveu romances, novelas e contos, além de estudar teatro clássico.

Publicada em Portugal desde 1983 pela Relógio d’Água, Correia já venceu vários prêmios, como o Prêmio de Ficção do Pen Club 2001, por “Lilias Fraser”, e o Prêmio do Conto Camilo Castelo Branco 2014 por “Vinte Degraus e Outros Contos”.

Ao jornal português “Público”, seu editor, Francisco Vale, disse: “Hélia é um dos escritores que melhor trata a língua portuguesa, com uma obra muito diversificada - romance, poesia, obras dramáticas, contos, literatura infanto-juvenil. O português dela é muito fecundo. Tem um estilo próprio, com uma grande precisão de linguagem. Cada frase tem o número exato de sílabas. Ela leva o rigor da escrita a esse ponto”.

O júri que selecionou Correia incluiu os portugueses Pedro Mexia e Rita Marnoto; os brasileiros Antonio Carlos Secchin e Affonso Romano de Sant’Anna; e, representando países africanos de língua portuguesa, o santomense Inocência Mata e o moçambicano Mia Couto, vencedor da edição de 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]