• Carregando...
 | Abhi Sharma/Wikimedia Commons
| Foto: Abhi Sharma/Wikimedia Commons

Com o slogan “Ler Move o Mundo”, o Instituto Goethe quer reunir leitores de 13 cidades da América do Sul neste sábado (26), incluindo Curitiba.

A instituição promoverá o “Flashmob Literário”, evento em comemoração ao dia europeu das línguas, no qual dissemina a importância da leitura.

A iniciativa de encontro literário foi articulada por Stefanie Kastner, diretora da biblioteca do Goethe em São Paulo e no restante da América do Sul. A ideia é que cada leitor leve seu livro favorito e leia um trecho em voz alta para outra pessoa, podendo dá-lo de presente ao fim do encontro.

Em Curitiba, o evento será na Boca Maldita, em frente do obelisco do relógio, neste sábado (26), a partir das 14 horas. É possível levar livros de qualquer idioma.

Na página do evento, que é gratuito, o Goethe explica:

1. Para participar do flashmob, escolha um texto (trecho de um conto, de um livro, de um poema) que significa algo para você;
2. Compareça no dia, no horário e local especificado acima trazendo consigo um livro em baixo do braço para identificar-se;
3. Retire um balão azul escrito em amarelo “Dia europeu de línguas 26/09/2015” junto dos realizadores;
4. No horário indicado, comece a ler o texto escolhido para as pessoas que estejam ao seu redor ou passantes;
5. O texto não deve ultrapassar 10 linhas;
6. A leitura pode ser feita em qualquer língua – português, espanhol, alemão, francês, polonês, italiano, turco, guarani... você define!;
7. Após sua leitura e caso queira, presenteie alguém com seu texto;

“A leitura é fundamental para o Instituto Goethe. Nosso próprio nome já é o de um dos autores mais importantes da Alemanha, então é fundamental que não só estimulemos a leitura da língua alemã mas também de todas as outras”, disse Simone Malina, porta-voz da instituição.

Em São Paulo, a ação comemorativa acontece no Masp em parceria com o European Union National Institutes for Culture (Eunic), o projeto Tem Mais Gente Lendo (TMGL) e o SP Leituras da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Também é apoiado pela prefeitura da capital paulista.

Cidades

O “flashmob” também está programado para Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Buenos Aires e Córdoba (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Lima (Peru), La Paz (Bolívia), Bogotá (Colômbia), Caracas (Venezuela) e Santiago (Chile).

O público ainda pode acompanhar virtualmente as mobilização usando as hashtags #lermoveomundo, #LesenbewegtdieWelt e #LeerMueveelMundo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]