Laurentino Gomes: “Um livro diferente de tudo que escrevi até agora”.| Foto: Divulgação

Conhecido por sua premiada trilogia sobre a história do Brasil, o jornalista Laurentino Gomes está de volta com uma nova obra inspirada em sua própria jornada espiritual.

CARREGANDO :)
Veja também
  • 5 ideias originais de presentes para crianças inteligentes
  • Maratona vai exibir os três filmes da série “De Volta Para o Futuro”

Escrito em parceria com Osmar Ludovico, um dos conselheiros espirituais mais respeitados do Brasil na atualidade, o livro “O Caminho do Peregrino” reúne reflexões pessoais, relatos históricos e meditações sobre trechos das Escrituras.

Publicidade

As ilustrações são de Cláudio Pastro, considerado o mais importante nome da arte sacra brasileira contemporânea e autor, entre outras obras, dos novos vitrais do Santuário Nacional de Aparecida.

Para falar sobre a obra, Laurentino e Osmar lançam o livro em Curitiba nesta quarta-feira (7) e participam de um bate-papo com o público. O evento será na Livrarias Curitiba do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2.775), (41) 3330-5119. A entrada é franca.

 

Autoconhecimento

“O que é ser peregrino?”, perguntam os autores na apresentação do livro. A palavra vem do latim per agrum, que significa “através do campo”. Há uma diferença entre ser turista e peregrino. O turista olha para fora, excitado pelas novidades que o rodeiam. O peregrino volta-se para dentro de si mesmo enquanto caminha, em busca de respostas e revelações escondidas na obscuridade do seu próprio coração. Por isso, é também possível ser um bom peregrino sem nunca sair de casa.

“O Caminho do Peregrino” desdobra-se em três partes pontuadas pelas ilustrações de Claudio Pastro.

Publicidade

A primeira parte, de autoria de Laurentino Gomes, combina observações de viagem, relatos históricos e outras informações sobre a geografia, a arqueologia e a cultura de Israel e a região chamada de Terra Santa, berço das três grandes religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo.

LIVRO

“O Caminho do Peregrino – Seguindo os Passos de Jesus na Terra Santa”

Laurentino Gomes e Osmar Ludovico. Com ilustrações de Claudio Pastro. Principium, 198 pp., R$ 29,90.

As duas partes seguintes reúnem meditações sobre a vida e obra de Jesus Cristo na Galileia e em Jerusalém, assinadas por Osmar Ludovico.

“Esse é um livro diferente de tudo que escrevi até agora”, explica Laurentino. “Nasceu de uma longa e profunda busca de natureza espiritual, que teve entre seus momentos marcantes uma viagem que fiz a Israel em 2014 na companhia de um grupo de peregrinos brasileiros, orientados por Osmar Ludovico, meu amigo e conselheiro espiritual. O resultado desse encontro é esta obra, que trata do significado da experiência cristã no mundo de hoje.”

Perfis

Laurentino Gomes é paranaense de Maringá e seis vezes ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, é autor dos livros “1808”, sobre a fuga da corte portuguesa para o Rio de Janeiro (eleito o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras), “1822”, sobre a Independência, e “1889”, sobre a Proclamação da República.

Publicidade

Formado em Jornalismo pela UFPR, com pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo, é membro da Academia Paranaense de Letras. No momento, trabalha na pesquisa de uma nova trilogia, sobre a história da escravidão no Brasil.

Osmar Ludovico é de São Paulo, é diretor e mentor espiritual cristão, com experiência pastoral de mais de 30 anos nas Comunidades de Jesus de São Paulo e Rio de Janeiro. Professor no seminário Servo de Cristo, é autor do livro “Meditatio” e colunista da revista “Cristianismo Hoje”. Dirige oficinas e cursos de espiritualidade e meditação cristã, revisão de vida, seminários para casais no Brasil e no exterior.