As novas capas das edições da coleção Vaga-Lume vão ser recobertas com uma tinta verniz que fará o mascote da coleção brilhar no escuro. Segundo o Paulo Verano, gerente editorial da Ática, as ilustrações originais de capa serão “retrabalhadas e valorizadas dentro do novo projeto gráfico, para dar aos livros um visual ainda mais sintonizado com seu tempo, mas que remete às edições clássicas”.
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Esse “retrabalho” das ilustrações de capa serão o ponto de contato entre a nova Vaga-Lume e as antigas edições, porque o formato do livro e sua programação visual devem sofrer alterações.
“Para se ter uma ideia, até o vaga-lume mascote foi reestilizado pela equipe da editora. O destaque terá um verniz que utilizaremos na capa, que brilha no escuro e valoriza o mascote”, explica Verano.
A identidade visual da Vaga-lume sempre foi um capítulo à parte desde o início da coleção. Muito valorizada desde o inicio da coleção, servia como um selo de qualidade facilmente identificável.
O padrão da coleção trazia uma capa em um formato de “dois tempos” com o título e o nome do autor na parte superior da capa e uma ilustração emoldurada abaixo assinadas por artistas como Jayme Leão e Marcus de Sant’Anna.