• Carregando...

"Para alguma coisa serve o cara durar um pouco mais". Esta foi a frase de Ferreira Gullar ao descobrir que seu livro de crônicas "Resmungos" foi consagrado pelo prêmio Jabuti como melhor livro do ano de ficção. Atônito, o escritor, de 77 anos, completou que "se é que o livro merece o prêmio, merece sobretudo graças ao ilustrador Antonio Henrique Amaral. O livro foi feito por idéia minha devido à qualidade do trabalho dele".

- Foi uma surpresa total e absoluta. Jamais imaginei que um livro de crônicas pudesse ser o livro do ano. O livro é muito bonito e deve ter ganho sobretrudo por isso - explicou Gullar.

"Resmungos" traz uma seleção de crônicas escritas por Gullar semanalmente na Folha de São Paulo, ilustradas pelo artista plástico Antonio Henrique Amaral.

- Eu escrevo sobre qualquer coisa. Resmungo muito, mas também faço graça, critico o governo. O livro tem uma originalidade: é um livro de arte em cima de um texto de coisas efêmeras que é a crônica - completou.

As surpresas na noite da quarta-feira (31)diante de uma platéia que lotava os mais de mil lugares da Sala São Paulo não pararam por aí. O livro de ano de não-ficção foi "Latinoamericana - Enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe", obra gigantesca que traz 980 verbetes e mais de mil fotos sobre os últimos 50 anos da história do continente.

- A arte da enciclopédia é primeiro definir um tema. A América Latina havia se tornado um assunto econômico financeiro de curto prazo. Quisemos resgatar a América Latina em sua dimensão histórica e cultural e sua diversidade. Outra chave da enciclopédia é conseguir o maior especialista para escrever cada verbete. Centenas de autores a escreveram. Somos apenas organizadores - explicou Emir Sader, organizador de "Latinoamericana - Enciclopédia contemporânea da América Latina e do Caribe", ao lado de Ivana Jinkings, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile.

O jovem Fernando Vilela, de 33 anos, conseguiu uma façanha inédita nos 49 anos de existência do prêmio Jabuti. Levou três troféus por "Lampião e Lancelote": primeiro colocado na categoria livro infantil e em ilustração de livro infantil ou juvenil e segundo lugar como melhor capa, criada pela designer Luciana Facchini.

O gostinho da vitória foi ainda mais doce, pois "Lampião e Lancelote" é o primeiro livro escrito e ilustrado por Vilela, que já está finalizando uma nova obra sobre o encontro de um camelo com um camelô.

- Fazer esse livro foi juntar literatura, artes plásticas e design. Os prêmios reconhecem o mergulho e o aprofundamento em cada uma destas áreas - explicou Vilela.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]