• Carregando...
Guilhermina Guinle no papel da socialite Alice, em "Paraíso Tropical" | Reprodução www.globo.com/paraisotropical
Guilhermina Guinle no papel da socialite Alice, em "Paraíso Tropical"| Foto: Reprodução www.globo.com/paraisotropical

O trabalho da imprensa cultural curitibana foi registrado no livro "Jornalismo cultural: um resgate", que a pesquisadora Selma Suely Teixeira lança nesta terça-feira (6), no Espaço Cultural BRDE, no Palacete dos Leões. O livro, em dois volumes, é o resultado de três anos de pesquisas. Traz depoimentos e reportagens de sete jornalistas que se destacaram na imprensa cultural da capital paranaense no período que vai desde a década de 1950 até a década de 90, incluindo os seguintes nomes: Adélia Maria Lopes, Dinah Ribas Pinheiro, Marilú Silveira e Rosirene Gemael ocupam um volume; no outro estão Aramis Millarch, José Carlos (Zeca) Corrêa Leite e Reynaldo Jardim. Ao todo são quase mil páginas dedicadas a esses profissionais.

A jornalista Maí Nascimento foi a responsável pelas entrevistas com os participantes. Aramis Millarch, falecido em 1992, teve a sessão "Entrevista" substituída por depoimentos de pessoas que trabalharam com ele, resgatando quatro décadas de jornalismo. Ao final de cada entrevista, que delineia o perfil dos participantes, são incluídas reportagens de suas autorias num extenso capítulo intitulado "Memória iconográfica e textual". Cada reportagem teve sua página original reproduzida e colocada na íntegra. Fotos de arquivos pessoais dos jornalistas também estão no livro, contribuindo para a memorialística iconográfica.

O relato cultural tem início com o surgimento da imprensa no Paraná, em 1854, quando é fundado, em Curitiba, o jornal "Dezenove de Dezembro" que, "Periodicamente, publicava capítulos de folhetim, poemas, anúncios de Sociedades Culturais e de professores de música e de artes em geral", descreve Selma. Depois vieram outros títulos, como a "Revista do Paraná", "A Galeria Illustrada" (uma referência histórica pela importância gráfica, literária e documental), "Ilustração Paranaense" a revista "Joaquim", criada por Dalton Trevisan e a "Revista do Guaíra". A seqüência das décadas, apresentadas no livro, revela novos veículos que vão pontilhando o jornalismo local. A autora obedece aos calendários, registrando a trajetória e incluindo também, cada qual à sua época, os profissionais que fazem parte do livro. O resultado apresenta o registro de mais um século de imprensa no Paraná.

Serviço: Lançamento do livro "Jornalismo cultural: um resgate", de Selma Suely Teixeira. Terça-feira (6) às 19h30. Palacete dos Leões - Espaço Cultural BRDE (Avenida João Gualberto, 530). Preço: R$ 30,00 cada volume. Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]