• Carregando...
Nanini (ao fundo): cela de vidro “bela e simples”. | Divulgação
Nanini (ao fundo): cela de vidro “bela e simples”.| Foto: Divulgação

Foi um desafio para o ator Marco Nanini ser enclausurado numa cela de vidro, elemento principal do cenário de Beije minha Lápide. O espetáculo terá apresentações dias 29 e 30 de março dentro do Festival de Teatro, mas tem poucos ingressos sobrando.

“A princípio estranhei porque tenho claustrofobia... mas como a cela não é totalmente fechada – o teto é vazado, e o quadrado de vidro é muito belo e simples –, tudo bem.”

Nanini conta que sempre quis levar Oscar Wilde ao palco, mas dificultou as coisas para a produção: não queria viver em cena nem o autor nem um de seus personagens. A solução foi criar um texto original, a partir de uma situação real: a tietagem em torno do túmulo do escritor, no cemitério Père-Lachaise, em Paris, era tamanha que algum burocrata decidiu cercá-la com vidro, para impedir a corrosão resultante dos beijos com batom.

Gigantes do teatro aparecem em texto de Beckett e tributo a Wilde

Oh os Belos Dias e Beije Minha Lápide fazem parte da programação da Mostra Oficial

Leia a matéria completa

Do fato risível surgiu o personagem de Nanini, o escritor Bala, fã de Wilde, que é preso após quebrar o vidro.

De dentro de sua cela ele fala com uma filha, a advogada e o carcereiro, em textos que aludem à vida e à obra do irlandês.

Na opinião de Nanini, a forma de comunicação da peça com o público é muito rápida: o autor, Jô Bilac, teria dosado com habilidade extratos de humor, sem abdicar do peso da trama.

“É um espetáculo que me proporcionou trocas com artistas mais jovens. Acho importante para saber o que se passa, senão fico muito ilhado e me sinto muito solitário”, contou o ator à Gazeta do Povo. (HC)

QUASE ESGOTADO

Beije Minha Lápide

Teatro Positivo – Grande Auditório (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300), (41) 3317-3283. Dias 29 de março às 19h e 30 às 21h. R$ 70 e R$ 35 (meia-entrada). Classificação indicativa: 16 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]