Ruim com Ele Pior sem Ele, da produtora Graphismo, é um dos filmes indicados ao Prêmio RPC TV 2009| Foto: Divulgação/RPCTV

No ano passado, Maria Bueno, da Realiza Vídeo, conquistou os prêmios de melhor filme, produção e atriz na primeira edição do Prêmio RPCTV – Os Melhores em Cena. O filme sobre a "santa curitibana" foi um dos mais vistos do "Casos e Causos", quadro de dramaturgia do programa Revista RPC, veiculado pela RPCTV nas noites de domingo.

CARREGANDO :)

A segunda edição do prêmio, que acontece hoje, às 20 horas, no Teatro Fernando Montenegro, celebra a boa recepção do público paranaense à criação de um espaço para a dramaturgia local. "Desde o início, a resposta tem sido fantástica. As pessoas gostam muito de ver coisas da nossa terra, de se ver na tevê", diz Vandelino Gonçalves, diretor de programação e produção da RPCTV.

Ele conta que a programação deste ano teve picos de audiência considerados muito bons para o horário (o programa ia ao ar logo após o Big Brother Brasil, que terminou ontem, e agora será exibido depois do Fantástico). "Segurar o público até tão tarde é muito difícil. É preciso ter um produto extremamente atraente", diz.

Publicidade

Sete dos 25 filmes produzidos entre abril e dezembro do ano passado concorrem nas categorias de melhores ator, atriz, roteiro, produção e filme. Ao longo da realização das produções, foram dispendidas 2.075 horas de trabalho, envolvendo 1.075 profissionais entre técnicos, elenco e produtores em realizações da própria RPCTV e das produtoras Realiza, Graphismo, Artelux, WG7BR, Softcine e Oficina da Imagem.

Em uma primeira fase, os indicados foram selecionados por um júri interno, formado por profissionais da Rede Paranaense de Comunicação. Um júri de nove profissionais das áreas de arte e cultura, colunistas, críticos e autoridades elegeu os premiados, que só serão conhecidos poucos minutos antes da cerimônia. O filme ganhador será reprisado no próximo domingo, dia 12.

O evento para convidados, que terá como mestres de cerimônia o humorista Diogo Portugal e a jornalista Maria Amélia Lonardoni, será entremeado com esquetes dos humoristas paranaenses Fábio Silvestre, Hélio Barbosa, Alisson Diniz, Richard Rebelo e Fábio Lins.

Para o próximo ano, Vandelino Gonçalves conta que o prêmio deve incluir três novas categorias: melhor ator e atriz coadjuvantes e melhor direção. "A gente quer melhorar a cada ano. Primeiro, tivemos que aprender a fazer dramaturgia. Era um desafio novo que a RPC assumiu. Estamos sempre em processo de aprendizado", diz.

Confira os indicados do Prêmio RPC TV 2009 – Os Melhores em Cena

Publicidade

Filme

Ruim com Ele Pior sem Ele - Graphismo

O Casarão - Arte Lux Produções

O Amor na Marca do Pênalti - SoftCine Vídeo

Retrato Falado - Produção RPC TV

Publicidade

E Agora José? - WG7 BR

Amigas de Santo Antonio - Realiza Vídeo

A Trilha da Mamona - Oficina de Imagem

Roteiro

Ricardo Leite (Pé de Valsa)

Publicidade

Gilson Genez (No Calor da Noite)

Mario Lopes, Fernando Severo e Beto Carminatti (O Nó do Afeto)

João Luiz Fiani (Um Natal Inesquecível)

Gil Baroni e Monica Rischbieter (E Agora José?)

Paulo Vitola (Amigas de Santo Antonio)

Publicidade

Luigi De Franceschi (A Trilha da Mamona)

Produção

Ruim com Ele Pior sem Ele - O Casarão

Nó do Afeto

O Forasteiro

Publicidade

Filme de Casamento

Amigas de Santo Antonio

A Trilha da Mamona

Atriz

Simone Hidalgo (Ruim com Ele Pior sem Ele)

Publicidade

Michelle Pucci (O Casarão) Mazé Portugal (Mistérios de um Coração Adormecido)

Pagu Leal (O Velório)

Rosana Stavis (O Hóspede Secreto)

Maureen Miranda (Amigas de Santo Antonio)

Ator

Publicidade

Luiz Eduardo Régnier (Ruim com Ele Pior Sem Ele)

Alexandre Nero (No Calor da Noite)

Richard Rebelo (O Nó do Afeto)

Fabio Silvestre (O Velório)

Wellington (E Agora José?) Daniel Siwek (Amigas de Santo Antonio)

Publicidade

Luiz Brambilla (A Trilha da Mamona)