• Carregando...
Mia Couto foi vencedor do Prêmio Camões de 2013 | Daniel Castellano/Daniel Castellano
Mia Couto foi vencedor do Prêmio Camões de 2013| Foto: Daniel Castellano/Daniel Castellano

O moçambicano Mia Couto é o primeiro escritor em língua portuguesa a ser indicado entre os finalistas do Man Booker International Prize. A lista com os dez finalistas foi divulgada nesta terça-feira (24) pelos organizadores do prêmio, um dos mais importantes reconhecimentos literários do mundo.

Diferentemente do Man Booker Prize, realizado anualmente, o International Prize é concedido a cada dois anos a um autor vivo, em reconhecimento a uma realização na ficção mundial. O júri prioriza a excelência do projeto literário de um autor analisando sua obra completa, e não um único romance.

O escritor precisa ter sido publicado originalmente em inglês ou ter traduções disponíveis nesse idioma. O vencedor leva o prêmio em dinheiro, no valor de 60 mil libras (cerca de R$ 280 mil).

Além de Mia Couto, estão entre os finalistas o argentino César Aira, Hoda Bakarat (Líbano), Maryse Condé (Guadalupe), Amitav Ghosh (Índia), Fanny Howe (EUA), Ibrahim al-Koni (Líbia), László Krasznahorkai (Hungria), Alain Mabanckou (República Democrática do Congo) e Marlene van Niekerk (África do Sul).

De acordo com comunicado da organização, nenhum dos escritores havia sido indicado em edições anteriores do prêmio. Além disso, 80% dos escritores têm obras traduzidas para o inglês.

A última edição da honraria, em 2013, premiou a contista americana Lydia Davis. Philip Roth venceu em 2011, Alice Munro, em 2009, Chinua Achebe, em 2007 e Ismail Kadaré foi laureado pela primeira edição do prêmio, em 2005.

O vencedor será anunciado em 19 de maio, em cerimônia no Victoria and Albert Museum, em Londres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]