• Carregando...

Fortaleza – É muito comum no cinema um diretor ter ótimas idéias para um filme mas não conseguir resolvê-las muito bem durante as filmagens. Outras vezes, os bastidores da realização da produção são muito mais interessantes que o resultado final da fita. Essas duas características podem ser relacionadas ao filme As Tentações de São Sebastião, do cineasta José Araújo, que abriu, na terça-feira à noite, a mostra competitiva de longas-metragens do 16.º Cine Ceará – Festival Ibero-Americano.

A partir da figura mítica de São Sebastião, o diretor cearense constrói uma história com elementos do sincretismo e misticismo religioso no Brasil, unindo catolicismo e umbanda. A complicada trama, não-linear, se inicia na Roma antiga, quando Sebastião é assassinado, vai até o Ceará em 1992, com o nascimento de uma criança no dia de celebração do santo, e avança até 2030, com o menino (também chamado Sebastião) transformado em adulto e vivendo em um estado cearense arrasado por guerras e pela violência. O Sebastião brasileiro vive uma jornada de tentações, culpa e expiação da culpa, envolvendo-se com diversas entidades como anjos e exus (do bem e do mal).

Visualmente, o filme se desenvolve como uma gangorra, indo rapidamente do apuro técnico – com algumas seqüências de ótima fotografia e direção de arte – ao tosco total – principalmente nos efeitos especiais das aparições da história. O roteiro, cheio de simbologias, é altamente confuso para quem não é iniciado nos ritos e mitos das religiões retratadas. Para completar, Araújo estende a fita por intermináveis 147 minutos – o que gerou a debandada de boa parte dos espectadores durante a sessão no evento cearense.

"É um filme difícil de ser compreendido, não é para qualquer estômago", opinou o ator Rodolfo Vaz durante coletiva de imprensa realizada ontem pela manhã em Fortaleza. "Ele é muito corajoso e intenso", completou a atriz local Marjô de Castro, que vive o andrógino personagem Gabriel, uma referência ao anjo de mesmo nome.

"Todo mundo está acostumado a ler um filme de uma maneira já treinada. Qualquer proposta de linguagem diferente, que foge da narrativa comum e exige um pouco mais de esforço, faz o espectador pensar que o filme é difícil", defendeu-se o cineasta cearense. Ele diz que apresentou a produção na Suíça e que o público europeu teve uma leitura da história muito próxima da sua. "O filme trabalha com arquétipos, mitologia, temas que são universais", continuou.

Araújo comentou ainda sobre as filmagens, que contaram com incorporações de exus por parte dos atores, tudo sob a supervisão de um pai-de-santo. "Houve toda uma ritologia na hora da filmagem. Ninguém podia cruzar braços ou pernas, não poderia haver mulheres menstruadas. O ator precisava incorporar primeiro um exu inicial, para depois incorporar o exu principal. Depois, havia a desincorporação. Era um processo que durava horas, envolvendo muitas pessoas", revela. Segundo, Araújo, o pai-de-santo foi uma espécie de assistente de direção, controlando os exus. "Os exus seguiam perfeitamente as marcações de cena, nunca erravam", completa.

O diretor lembrou também que, em um dia das filmagens, o pai-de-santo alertou que uma pessoa da equipe morreria no dia seguinte, o que acabou acontecendo: um motorista da produção morreu afogado em seu período de folga.

As Tentações de São Sebastião deverá ser distribuído pela Rio Filmes, empresa que tem um alcance pequeno nas salas de cinema. Araújo diz que já teve convites para exibir o filme na Áustria, Eslovênia e Coréia, e também em festivais de cinema fantástico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]