• Carregando...

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre nesta segunda-feira (5) a mostra "Fragmentos de uma história: o acervo David Carneiro". A exposição está montada segundo um roteiro baseado na ocupação do território paranaense, com peças representativas do mobiliário, obras de arte, livros, documentos, numismática, ferramentas, utensílios, porcelanas, indumentária e armaria. No total são 555 ítens.

O acervo do historiador foi adquirido pelo governo do Paraná, em 2004, do Museu Coronel David Carneiro, criado em 1928 e fechado em 1994. O professor, historiador, filósofo e militar David Carneiro reuniu, durante toda sua vida, uma coleção representativa da história do Paraná e do Brasil. Seu museu possuía um acervo com mais de 5 mil peças, onde se destacavam uniformes e armas militares usados na Revolução Federalista e na Guerra do Paraguai, documentos e objetos históricos, entre eles mais de cem quadros de personalidades da vida pública paranaense. Nascido em Curitiba a 29 de março de 1904, morreu em 1990.

O acervo adquirido pelo estado foi incorporado ao Museu Paranaense, que freqüentemente usa ítens da coleção para as mostras históricas de longa duração. A exposição no MON poderá ser visitada a partir da terça-feira (6) até o dia 20 de julho.

Confira o roteiro de exposições

Serviço: Abertura para convidados da mostra "Fragmentos de uma história: o acervo David Carneiro". Segunda-feira (5) às 19 horas. Museu Oscar Niemeyer (MON - Rua Marechal Hermes, 999) Tel.: 3350-4400. Visitas de terça a domingo das 10h às 18 horas. Até 20 de julho. R$ 4,00.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]