• Carregando...

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe duas novas mostras esta semana e em outros espaços, a moda ganha duas exposições, destacando o caráter histórico das vestimentas. Apesar de ainda estarmos no meio da semana, é válido se organizar para conferir o que está chegando quando sobrar um tempinho.

Moda

Na quinta-feira (3) será aberta a exposição "Tropeiros na Rota da Moda", promovida pelo Curitiba Fashion Art, no Memorial de Curitiba. A mostra pretende destacar a influência do Tropeirismo na cultura paranaense, envolvendo arte, design, moda e turismo. No mesmo evento será lançado o IV Prêmio João Turin de Incentivo aos Novos Designers de Moda. Fazem parte da exposição peças do acerto do Museu Paranaense e do Museu do Tropeiro de Castro, indumentárias (réplicas) usadas pelos tropeiros confeccionadas pelo estilista Ney Souza, e artesanato inspirado em objetos na época da passagem das tropas pelo território paranaense. Outro destaque da exposição são as pinturas da artista plástica paranaense Paula Schmidlin, que tem no Tropeirismo sua principal fonte de inspiração.

Com lançamento simultâneo ao filme, o shopping Mueller abriga a exposição Zuzu Angel a partir da sexta-feira (4). No piso de Cinemas do shopping serão exibidos quatro figurinos utilizados pela atriz Patrícia Pillar no longa, e fotos da produção. Zuzu Angel foi pioneira ao levar a moda brasileira para o mercado externo. A estilista morreu em 1976, em um acidente de carro, que teria sido forjado por agentes do órgão de repressão política da época. Ela teve seu filho, Stuart Angel, morto pela ditadura, e após este fato passou a denunciar as torturas e ocultação de cadáveres, ações praticadas pelos governos militares da América do Sul.

MONO fotógrafo Orlando Azevedo exibe a partir da quinta-feira (3) parte do acervo que produziu durante a Expedição Coração do Paraná, no Museu Oscar Niemeyer. São 200 imagens que retratam os principais flagrantes da expedição, a maioria em preto e branco e 20 delas coloridas. A mostra começa com uma surpresa, o visitante entra em um túnel Olho no Olho onde será fotografado. A foto 3x4 será será processada automaticamente e deverá ser afixada pelo próprio visitante em um grande painel com o mapa do Paraná, que ao final se constituirá no "Memorial da Identidade".

No mesmo dia, o artista plástico mineiro José Antonio de Lima, reconhecido pelas formas orgânicas de suas pinturas e esculturas, abre a mostra "Visibilidades". Na ocaisão será exibida a série "Catedrais Espaciais", um conjunto composto de aproximadamente 50 obras, criadas entre 2003 e 2006. A maioria delas é inédita e foi produzida principalmente nos dois últimos anos. A série de esculturas, construídas com tecido e ferro, é composta por várias peças, ou módulos, que "futuramente" podem vir a compor uma grande escultura. A série foi iniciada em 2000 e já conta com mais de dez peças. Entre as esculturas também há trabalhos que tem como matéria-prima o papel e seus derivados.

As aberturas das exposições acontecem na noite de quinta-feira (3). As visitas do público em geral têm início na sexta-feira (4).

Confira o roteiro de exposições

Serviço: Tropeiros na Rota da Moda. De 4 a 20 de agosto em horário comercial. Memorial de Curitiba – Setor Histórico (Rua Claudino dos Santos s/n). Entrada franca.

Zuzu Angel. De 4 a 20 de agosto das 10h às 22 horas. Piso Cinemas Shopping Mueller. Entrada franca.

Expedição Coração do Paraná. De 4 de agosto a 29 de outubro.José Antonio - Visibilidades. De 4 de agosto a 8 de outubro. Visitas de terça a domingo das 10h às 18 horas. Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999) Tel.: 3350-4400. R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes identificados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]