• Carregando...
O nome do grupo foi escolhido durante a produção de um disco da banda Pedro Luís e A Parede, em que a percussão foi gravada em mono | Márcia Moreira
O nome do grupo foi escolhido durante a produção de um disco da banda Pedro Luís e A Parede, em que a percussão foi gravada em mono| Foto: Márcia Moreira

Consagrado por incorporar diversos estilos musicais à batida do samba, o grupo carioca Monobloco é a atração desta sexta-feira (24), no Curitiba Master Hall. O repertório eclético contempla várias vertentes da música brasileira, das marchinhas tradicionais de João Roberto Kelly ao samba de Cartola e Clara Nunes, passando pelo xote de Alceu Valença, o forró de Luiz Gonzaga e o funk de MC Lonardo.

"Nossa proposta é unir ritmos variados à linguagem das escolas de samba, criando arranjos sofisticados e um repertório diferenciado", define o cantor Pedro Luís.

O grupo, composto por 19 músicos e instrumentistas, também faz uma mistura inusitada de instrumentos tradicionais das baterias de escola de samba (como bumbo, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô) com o baixo e a guitarra.

O show que será apresentado em Curitiba é baseado no CD e DVD Monobloco ao Vivo, lançado em 2006, e inclui canções de grandes nomes da MPB. "Esperamos que os curitibanos estejam preparados para esta grande festa que, além de muito batuque, vai contar ainda com algumas surpresas no repertório", garante Luís.

O bloco

O Monobloco surgiu em 2000 em conseqüência de uma oficina de percussão que os músicos Celso Alvim, Mário Moura, Sidon Silva, C.A. Ferrari e Pedro Luís, que formam a banda Pedro Luís e A Parede, ministraram em São Paulo. "A idéia de adaptar ritmos variados para o instrumental do samba rendeu um ótimo resultado e, no final daquele ano, fizemos o primeiro show com esta formação", conta Luís.

Desde então, o grupo mantém uma oficina permanente no Rio de Janeiro e está entre os conjuntos brasileiros que se apresentam durante o ano. Foram mais de 90 em 2007, quando, além da turnê pelas cidades brasileiras, os músicos ministraram oficinas na Irlanda, Inglaterra e Dinamarca. Neste ano, já participaram do Sidney Festival, na Austrália, e do Jambalaya Festival, na Nova Zelândia.

O Monobloco é a segunda atração a participar do projeto Curitiba É Show, lançado em setembro deste ano com o músico e compositor carioca Seu Jorge. A iniciativa das produtoras Oxigênio e Players e da agência Wellcome Trips pretende trazer à cidade um show a cada dois meses.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]