i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Luto

Morre aos 62 anos escritor e artista plástico chileno Pedro Lemebel

  • PorFolhapress
  • 23/01/2015 12:36

O escritor e artista chileno Pedro Lemebel morreu aos 62 anos na madrugada desta sexta (23) em uma clínica em Santiago, no Chile. Ele sofria de um câncer na laringe. Definido por seu compatriota Roberto Bolaño (1953-2003) como o "maior poeta de sua geração", Lemebel militou contra a ditadura de Pinochet (à frente do Chile de 1973 a 1990) e a favor da causa gay.

Autor de um romance ("Tengo Miedo Torero, de 2001") e diversos livros de crônicas, ficou conhecido pelo manifesto "Hablo por mi Diferencia" (falo por minha diferença), texto declamado em um ato político da esquerda em Santiago, em 1986.

No ano seguinte, fundou com o poeta e artista Francisco Casas o coletivo de arte "Las Yeguas del Apocalipsis" (as éguas do apocalipse). A primeira aparição dos dois foi na Faculdade de Artes da Universidade do Chile, onde entraram pelados, montados em um cavalo.

O duo fez diversas intervenções políticas. Em 2013, ganhou o José Donoso, importante prêmio literário do Chile, por, entre outros motivos, seu caráter de "cronista dos marginais". Ele rejeitava a definição. O autor esteve em São Paulo em novembro de 2013 para participar da Balada Literária, evento de encontros com escritores.Na ocasião, disse que seus textos eram escritos "a unhadas" e que era adepto do "sarcasmo proletário".

Uma cirurgia na laringe, feita em 2012, havia afetado sua voz. Não há obras suas publicadas no Brasil.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.