• Carregando...
Ele formava a dupla "Tonico e Tinoco" com o irmão José Salvador Perez, o Tonico, que faleceu em 1994 | Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo
Ele formava a dupla "Tonico e Tinoco" com o irmão José Salvador Perez, o Tonico, que faleceu em 1994| Foto: Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo

O cantor José Perez, mais conhecido como Tinoco, da dupla sertaneja "Tonico & Tinoco", morreu na madrugada desta sexta-feira (4) aos 91 anos. Segundo o site G1, o músico deu entrada no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Zona Leste de São Paulo, na noite de quinta-feira sofrendo de complicações respiratórias. Ele morreu pouco antes das 2h da madrugada, depois de sofrer duas paradas cardíacas.

>>Assista ao vídeo da música "Moreninha Linda", uma das mais famosas da dupla

>>Veja o vídeo da música "Tristeza do Jeca", outro sucesso de Tonico e Tinoco

Tinoco nasceu em 1920 na cidade de Pratânia, interior de São Paulo. Ele formava a dupla "Tonico & Tinoco" com o irmão José Salvador Perez, o Tonico, que faleceu em 1994.

O velório de Tinoco foi marcado para as 10h da manhã no cemitério da Quarta Parada, no bairro do Belém, Zona Leste de São Paulo. O enterro será realizado no cemitério Vila Alpina, também na Zona Leste da cidade.

Carreira

Tonico e Tinoco fizeram seu primeiro show profissional em 1935, como a dupla Coração do Brasil, uma das primeiras da cena sertaneja brasileira. A dupla se mudou para São Paulo em 1943 e participou de diversos programas de calouros no rádio. Foi na Rádio Difusora que a dupla definiu o nome artístico de Tonico e Tinoco.

O primeiro disco foi lançado um ano depois e trouxe sucessos como "Percorrendo o Meu Brasil", "Canoeiro" e "Cana Verde". Foram mais de mil gravações feitas por Tonico e Tinoco nos 60 anos de carreira, lançadas em 83 discos, que venderam mais de 150 milhões de cópias. A agenda dos irmãos soma 40 mil shows. Entre as canções de maior sucesso estão "Chico Mineiro", "Chalana" e "Tristeza do Jeca".

O último show da dupla foi na cidade mato-grossense de Juína, em 7 de agosto de 1994. Em 60 anos de carreira, Tonico e Tinoco realizaram cerca de mil gravações, divididas em 83 discos que venderam mais de 150 milhões de cópias, realizando cerca de 40.000 apresentações em toda a carreira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]