• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

A pianista britânica Marian McPartland, lenda do jazz e autora de canções gravadas por estrelas como Tony Bennett, morreu na última terça-feira aos 95 anos de causas naturais em sua casa de Port Washington, em Long Island (Estados Unidos), informaram veículos de imprensa locais.

Entre os trechos mais significativos de sua biografia se destacam suas apresentações em plena Segunda Guerra Mundial em apoio às tropas aliadas, época em que conheceu o cornetista Jimmy McParland, com quem se casou e foi para os EUA em 1945.

Artista prolífica, gravou mais de 50 discos com composições próprias e versões e colaborou com a orquestra de Benny Goodman, além de criar seu próprio selo, Halcyon Records, e impulsionar a introdução do jazz nas escolas, convencida das vantagens educativas da música.

McPartland exibiu essa veia pedagógica como apresentadora durante 30 anos do programa "Piano Jazz", transmitido na "National Public Radio" de EUA, trabalho reconhecido em 2004 com um Grammy.

O corpo da pianista será cremado e suas cinzas serão enterradas ao lado de Jimmy, divulgou o site do jornal local "Newsday".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]