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Ônibus do teste da linha Interbares realizado em 2013 | /
Ônibus do teste da linha Interbares realizado em 2013| Foto: /

Você lembra da proposta da linha “Interbares”? Em 2013, um projeto proposto pela ABRABAR-PR – Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas do Paraná sugeria a implantação de linha de ônibus especifica para percorrer um trajeto de 22 quilômetros abrangendo os bairros Batel, Seminário e a região da Rua Itupava, contemplando 25 estabelecimentos da cidade. Visto como uma alternativa à lei seca e um estímulo à diminuição do uso de automóveis, mais de três anos depois do teste para implantação, os curitibanos ainda não podem contar com o serviço.

Apesar do aval da Secretaria de Transporte e Turismo e de um teste bem sucedido realizado em janeiro de 2013 – que contou com a presença do presidente da ABRABAR-PR Fábio Aguayo, do então diretor do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Paulo Colnaghi, e representantes da Ambev –, a linha nunca chegou a funcionar efetivamente.

Horários de circulação da linha interbares propostos no projeto

Caso fosse implantada, a linha Interbares circularia obedecendo os seguintes horários:

Quinta a domingo: das 21 às 4 horas.

Segundo Aguayo, “o projeto nunca chegou a ser implantado por dois fatores: primeiro, houve o falecimento do proprietário da empresa Fretam, nosso parceiro que disponibilizava o ônibus. Segundo, o projeto prevê a cobrança de uma tarifa de R$ 10 para custeio das operações, mas a Urbs não autoriza o repasse da passagem, alegando que a ABRABAR é quem tem que arcar com as despesas”, comenta.

Já a Urbs, através da assessoria de comunicação, informou que, em reuniões preliminares, ficou acordado que a ABRABAR seria a responsável pelo custeio do projeto, sendo sugerida, inclusive, a fretagem de um ônibus. Quanto a questão da tarifa, a assessoria informou ainda que não é justo que o passageiro que eventualmente utilizar a linha apenas para o deslocamento seja onerado com uma passagem mais cara que a convencional para compensar aquele que faz o circuito de bares e outros estabelecimentos.

Sobre a demora do avanço nas negociações, Aguayo afirma que “a ABRABAR esteve recentemente empenhada em outras questões como o aumento da frota de táxis em Curitiba por ocasião da Copa do Mundo no Brasil, e por isso a questão da implantação da linha Interbares ficou momentaneamente em segundo plano. No entanto, a proposta está sendo levada para os candidatos a prefeito nas eleições 2016, e alguns já manifestaram interesse”, completa.

Confira o trajeto que seria percorrido caso a linha Interbares fosse implantada:

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