• Carregando...
 |
| Foto:

Pela primeira vez no Brasil uma mostra de fotojornalismo será exibida juntamente com a mais importante exposição mundial do gênero, a World Press Photo (WPP). A Mostra de Fotojornalismo Gazeta do Povo reúne, a partir desta sexta-feira (02/03), no UnicenP, 29 das melhores imagens já publicadas no jornal Gazeta do Povo.

Segundo Silvio Ribeiro, editor da área de fotojornalismo e curador da mostra Gazeta do Povo, as fotografias reunidas procuram refletir o que passa o fotojornalista no cotidiano. Por isso, não é tudo belo. As imagens são muitas vezes impactantes. "A intenção é privilegiar o olhar do repórter fotográfico. É o que eles vivem no dia-a-dia", afirma.

Um exemplo desses momentos marcantes está na imagem impressionante dos pés de uma criança com os dedos sendo devorados por bichos-de-pé, feita para a série de reportagens "Devorados pela Miséria" publicada em julho de 2004 - que rendeu aos jornalistas Mauri König e Franco Iacomini e ao repórter fotográfico Albari Rosa o prêmio Esso Regional Sul.

Tanto a Mostra de Fotojornalismo Gazeta do Povo quanto a exposição WPP serão abertas ao público nesta sexta-feira (2), e estarão expostas no foyer e na Sala de Eventos do UnicenP, Centro Universitário Positivo, até 29 de março. A entrada é gratuita.

World Press Photo

A 49.ª exposição WPP é composta por 205 fotos premiadas pela organização entre as mais de 83 mil imagens inscritas no concurso de 2005 da entidade – todas publicadas na imprensa internacional. A seleção já passou por 85 cidades ao redor do mundo e foi vista por mais de dois milhões de pessoas. A World Press Photo acaba de anunciar os vencedores do ano passado, mas a exposição que chega a Curitiba é ainda a dos melhores de 2005.

Todas as fotos da exposição WPP foram selecionas por um júri internacional, composto por 13 profissionais reconhecidos internacionalmente na área. A ganhadora do prêmio World Press Photo do ano foi do fotógrafo canadense da Finbarr O´Reilly, da agência Reuters. Ela exibe a mão de uma criança desnutrida, de apenas um ano, pressionando os lábios de sua mãe. A foto foi tirada em Tahoua, no noroeste da Nigéria, em agosto de 2005 e chocou o mundo.

Mesmo esta sendo a terceira mostra de fotojornalismo da Gazeta do Povo, Ribeiro diz que é especial estar junto com a WPP. "Estou muito emocionado. Estar no mesmo espaço das melhores fotos do mundo é uma responsabilidade muito grande", afirma.

Rodolfo Bührer, repórter fotográfico que tem duas fotos entre as selecionadas para a mostra da Gazeta do Povo, também diz sentir o mesmo. "Sem dúvida é uma honra participar junto com a World Press Photo. É emocionante e um desafio. Uma oportunidade de regionalizar o que eles fazem lá fora", afirma.

O Brasil está presente nesta mostra da WPP com imagens feitas pelo fotógrafo espanhol Daniel Beltrá, que trabalhava para o Greenpeace, sobre a seca na Amazônia. As fotos receberam o terceiro lugar na categoria Natureza. Profissionais brasileiros como Sebastião Salgado, Marcos Prado e Orlando Brito já foram premiados pela organização em anos anteriores.

Para o editor de fotografia da Gazeta do Povo João Bruschz, a Mostra de Fotojornalismo Gazeta do Povo e a exposição WPP são exemplos do que é o puro fotojornalismo. "As pessoas que forem vão começar a ver fotografia com outros olhos", afirma.

Serviço:

Mostra de Fotojornalismo Gazeta do Povo e 49.ª exposição World Press Photo. De 2 a 29 de março no foyer do Teatro e na Sala de Eventos do UnicenP, respectivamente. Endereço: Rua Prof. Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido. Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Sábado e domingo, das 8h às 18h. Entrada gratuita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]