• Carregando...

A mostra Uma Aventura Moderna – Coleção de Arte Renault, composta por trabalhos assinados por 18 dos mais representativos artistas do século 20, faz sua primeira parada do roteiro nacional em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer. A exposição, que conta com obras de Miró, Vasarely, Arman e Jean Dubuffet será aberta ao público neste sábado (16), e permanece em cartaz até o dia 9 de agosto.

A seleção de trabalhos integra o acervo da Coleção Renault, constituído entre 1967 a 1985. O objetivo é estabelecer um elo entre o universo industrial e a arte, demonstrados em obras divididas em quatro núcleos: O Universo Industrial, O Meio Ambiente Dubuffet, Pintura Abstrata e Pintura Cinética.

Os artistas fizeram suas composições dentro de uma fábrica da Renault, com uso de materiais que incluem peças de uso cotidiano em uma indústria automobilística como motores e parafusos.

"Eles apresentaram um espelho, talvez crítico ou sarcástico mas, ao final das contas, amplificador", descreveu Ann Hindry, historiadora de arte e curadora do acervo, em entrevista a Agência Estadual de Notícias. No total, serão expostos 300 trabalhos.

Após a temporada na capital paranaense, a exposição segue para São Paulo, onde será exibida no Museu de Arte Contemporânea.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]