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Socializando

Saiba mais sobre o comportamento dos internautas frente às redes sociais e blogs:

On-line

O Brasil possui 36,8 milhões de internautas ativos e 13,7 milhões com internet em casa.

Campeões

Ao lado dos italianos e espanhóis, os brasileiros são os internautas que passam mais tempo conectados às redes sociais e blogs.

Interação

No Brasil, 86% dos internautas estão conectados a redes sociais. 38% disseram usar programas de mensagens instantâneas e mídias sociais todos os dias

Crescendo

Durante 2009 houve um aumento mundial de 24% nas visitas às redes sociais e blogs.

YouTube

Entre o público mais jovem, de 14 a 26 anos, o computador é quase tão utilizado quanto a tevê para assistir a vídeos: 56% assistem a vídeos pela tevê e 54% assistem pelo computador, com mais frequência pelo site YouTube.

Mobilidade

Uma a cada seis horas despendidas na internet é gasta via celular. Dos entrevistados, nove em cada dez afirmaram possuir celular, e um em cada cinco possuem um aparelho tipo smartphone (com conexão à Internet).

Fontes: Dados divulgados no mês de abril pela empresa especializada em internet Nielsen e em junho pela Deloitte consultoria, esta última também publicada no site Comunique-se

Coleções de narrativas individuais

O desejo de escrever sobre si mesmo não é recente. Basta lembrar dos diários íntimos guardados na gaveta do criado mudo e das antigas agendas e cadernos de confidências com depoimentos dos amigos.

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As redes sociais atendem a uma das necessidades mais básicas do homem contemporâneo: a de se tornar evidente. Com a diferença de que, a partir delas, ele satisfaz seu desejo de se revelar perante um número considerável de espectadores. Diante dessa plateia virtual, por vezes, acaba perdendo a medida e se expondo além da conta, ou até mesmo tendo sua privacidade sa­­crificada pelos próprios sites de relacionamento dos quais faz parte.

É o caso da Facebook, que em fevereiro do ano passado alterou sua política de privacidade, concedendo à empresa os direitos sobre nomes e imagens dos usuários para uso em campanhas publicitárias. Na busca pelo caminho mais rápido de gerar receita e de se mostrar como um negócio sustentável, foi alvo de um protesto e perdeu cerca de 31 mil membros, entre seus 450 milhões de usuários. Pouco depois do episódio, batizado de QuitFacebookDay (dia de sair do Facebook), a empresa voltou atrás e garantiu ainda que as próximas modificações seriam votadas pelo público.

Situação semelhante viveu o Google, ao lançar o serviço Google Buzz, uma espécie de Twitter atrelado ao Gmail, que inicialmente deixava expostas informações pessoais daqueles com quem os usuários trocavam mensagens. Também não deu certo.

Diante da reação negativa, a empresa foi obrigada a alterar essa funcionalidade. "Neste caso, talvez o erro do Google tenha sido acreditar que a privacidade havia morrido ou que o interesse das pessoas na privacidade tivesse mudado", analisa o jornalista e pesquisador de mídia Tiago Dória, de São Paulo.

Para o jornalista e professor da UniBrasil Felipe Harmata, pesquisador curitibano de redes sociais, a falta de privacidade dificilmente causaria a falência dessas esferas participativas, porque as relações entre público e privado hoje se mis­­turam na internet. "É uma era de intersecções. O público se mistura com o privado. O pessoal se mistura com o profissional. Em um momento, a pessoa posta determinado conteúdo pessoal. Em outro, replica uma notícia interessante e em outro, pede uma vaga de emprego. Tudo isso dentro do perfil de uma pessoa só. Seja em um blog, perfil do Orkut, Twitter ou até mesmo tudo isso junto."

Por mais que, às vezes, os controles de privacidade desses sites não tenham uma linguagem clara, nem sejam de fácil utilização – em sua maioria, as configurações estão a cinco cliques da página inicial do serviço –, para a socióloga Aline Matos, que pesquisa trocas interpessoais pela internet como mestranda pela Universidade Fe­­deral do Ceará, os usuários das re­­des sociais não devem ser vistos como ingênuos. "Devemos olhar para esse fenômeno considerando sua dimensão e também atentos ao fato de que o sujeito não está passivo diante disso tudo. Ao contrário, ele se apropria dessas redes de forma bastante peculiar, expõe seus interesses e revela parte daquilo que considera relevante mostrar, sabendo que isso lhe trará perdas e ganhos."

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