• Carregando...
Luciano usa o número quatro para falar sobre relações do homem com o mundo | Divulgação
Luciano usa o número quatro para falar sobre relações do homem com o mundo| Foto: Divulgação

Teatro

Confira informações desta e de outras peças no Guia da Gazeta do Povo.

Este espetáculo é um daqueles cuja sinopse pode fazer pensar. "Uma viagem cênico-musical em torno das diversas formas em que a natureza se manifesta através do número quatro", Plenilúnio, do multiartista curitibano Luciano Fagundes, mescla linguagens como circo, teatro e música para provocar o público. A peça estará em cartaz neste sábado e domingo no Teatro do HSBC.

Você sabe que fase da Lua estamos vivendo? A que horas amanheceu hoje? De onde vem a água que você bebe? A partir de questões como essas, e de perceber que muita gente não sabe a resposta, o artista adotou a ideia do número quatro para falar sobre as manifestações da natureza: afinal, são quatro estações, operações, fases lunares...

Andarilho

Na trama, ele encarna um andarilho que viaja pelo mundo usando a arte para divulgar essas questões. Em cena, Luciano executa um solo em que atua, toca cravo (instrumento que domina desde que estudou música barroca) e utiliza algumas referências do circo.

Suassuna

Para completar o trabalho multiartístico, Luciano usa sua experiência com a dança – ele é bailarino e coreógrafo e já trabalhou com caboclos, estilo de dança dramático da tradição ameríndia.

Outras alusões desse espetáculo musicado vêm da cultura popular nordestina. A direção de arte é de Dantas Suassuna, de Recife, filho do dramaturgo Ariano Suassuna, autor de O Auto da Compadecida e O Santo e a Porca.

"O Dantas achou todos os elementos do trabalho muito simbólicos", conta Luciano.

Antônio Nóbrega

Outro artista que influenciou Plenilúnio foi o músico Antônio Nóbrega, também de Recife, de cujo filme Brincante Luciano participou como dançarino e assistente. Também foi músico e dançarino dos espetáculos O Marco do Meio-Dia, Passo e Nove de Fevereiro, todos de Nóbrega, e com eles viajou para França, Alemanha, Portugal e outras regiões do Brasil. Quem sabe venha daí a inspiração para o personagem andarilho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]