• Carregando...
Daniel Migliacavva e João Egashira: homenagem a Jacob do Bandolim | Divulgação
Daniel Migliacavva e João Egashira: homenagem a Jacob do Bandolim| Foto: Divulgação

SERVIÇO

Confira as informações da apresentação do percussionista Caíto Marcondes e da dupla João Egashira e Daniel Migliavacca

  • Caíto: referência na percussão

Aficionados pela música brasileira terão de se dividir hoje à noite. Isso porque, enquanto o projeto Solo Música encerra sua primeira temporada com o show do percussionista Caíto Marcondes, no Teatro da Caixa, às 20h30, o violonista João Egashira e o bandolinista Daniel Migliavacca ho­­menageiam Jacob do Ban­­dolim no show Bate-Pronto, que acontece no Teatro do Paiol meia hora mais cedo.

Caíto Marcondes, uma das referências da percussão no Brasil, lançou seu primeiro disco em 1995. Porta do Templo, lançado também na Europa, foi incluído entre os 150 melhores trabalhos pelo World Music Charts Europe. Marcondes, carioca e tam­­­­bém compositor e arranjador, trabalhou com com orquestras como a Jazz Sinfônica de São Paulo e a Orquestra Popular de Câ­­­­mera, com a qual gravou Dan­­ças, Jogos e Canções (2003).

"Caíto une a tradição e a mo­­dernidade em suas composições e sua performance é deslumbrante, tendo a plateia participação im­­portantíssima", afirma Álvaro Collaço, produtor da série Solo Música. Em Curitiba o percussionista apresenta seu mais recente trabalho-solo, Auto-Re­­­­trato (2005) – com participação de Marlui Miranda e Mônica Salmaso – no qual se reveza en­­­­tre diversos instrumentos como o xilofone, a marimba, o pandeiro e o hang drum, instrumento de percussão delicado e sofisticado desenvolvido por um casal de suíços no ano 2000. O percussionista também tem no currículo parcerias com Jaques More­len­­baum, Tracy Sil­­verman, Mil­­ton Nascimento, Flá­­vio Ven­­tu­­­rini, Francis Hime, Chico César, Air­­­­to Moreira e Rita Lee.

Solo Música

Iniciado em abril deste ano, o projeto Solo Música comemora o sucesso de sua primeira edição. Patrocinada pela Caixa, a série não tem um gênero definido, mas é caracterizada por apresentar somente concertos-solo. E se a princípio era uma ideia ousada e inédita, o sucesso de público veio ratificar a proposta. Ainda segundo o produtor, a série é exclusiva, pois diversifica os instrumentos e gêneros na mesma programação.

A estreia do projeto ocorreu com o norte-americano Tracy Sil­­verman (violino elétrico). Pos­­te­­rior­­mente, se apresentaram Mar­­lui Miranda (música indígena), Zoltan Paulinyi (viola pomposa), Pereira da Viola (viola brasileira), Ângelo Esmanhotto (sarod), Cristina Braga (harpa), e Rodrigo Capistrano (saxofone). Já associando as terças-feiras a bons es­­petáculos no Teatro da Caixa, o público lotou o teatro nas apresentações de Marlui Miranda, Pereira da Viola e Cristina Braga.

Choro no Paiol

Dentro do programa Terça Bra­­sileira, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, o violinista João Egashira e o bandolinista Daniel Migliavacca prestam ho­­menagem ao carioca Jacob do Ban­­­­­dolim (1918-1969) maior no­­­me do instrumento no Brasil. Egashira, integrante da Orquestra à Base de Sopro e Migliavacca, que divulga Bandolim, seu primeiro disco-solo (composições próprias e releituras), deverão realizar um show recheado de improvisos, mesclando composições autorais a obras co­­­­nhecidas de Jacob, como "Feia", "A Ginga do Mané" e "Vi­­­­­­brações". Algumas composições do duo – "Ar­­­mando a Confusão", "Alba­­­chiano" e "Oi­­to Horas" – são resultados do trabalho de pesquisa realizado pelos músicos do Clube do Choro de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]