O livro de Kim Gordon, “A Garota da Banda”, começa com o relato do último show, que aconteceu no Brasil no SWU. Acabei procurando o vídeo do show, mas não consegui encontrar. Mas assistir já ciente do que estava acontecendo, e do que viria depois, seria torturante até para nós. Achei muita abelhudice da minha parte depois de ler um capítulo insuportavelmente triste.

CARREGANDO :)

Kim Gordon faz barulho no silêncio

Autobiografia da baixista do Sonic Youth ajuda a entender o rock alternativo a partir dos anos 1980 e trata também de moda e feminismo

Leia a matéria completa

A forma como ela simplesmente relata as coisas de que se lembra – e da maneira como ela se lembra – é sensacional, muito acessível e descomplicado. Faz sentir que temos muitas coisas em comum com Gordon, e adorei sentir isso.

Publicidade

Ela é uma artista completa, sem medo de mostrar como faz tudo do seu jeito, como ela gosta de ser ela mesma e como às vezes odeia tudo o que faz – no melhor sentido possível, que é o do querer fazer sempre melhor.

Ela não esconde o que a deixa triste e amargurada nem em momentos felizes. É um livro delicioso de ler, é lindo acompanhar todas as pessoas que cruzam o caminho dela: a amizade com Kurt Cobain, Adam Yautch, Spike Jonze, Sofia Coppola etc.

Para mim, o mais marcante no livro acaba não sendo o fim do relacionamento e o fim da banda, apesar de serem processos extremamente arrasadores.

Thurston Moore se redime fazendo música boa

Barcelona, 28 de maio de 2015. É fim de tarde e Thurston Moore Band sobe em um dos 16 palcos do Festival Primavera Sound para divulgar o disco “The Best Day” (2014).

Leia a matéria completa
Veja também
  • Com ingressos custando até R$ 596, Luan Santana lota dois shows no Positivo
  • Nova orquestra de Curitiba toca no Canal da Música
  • Psicodalia 2016 terá Nação Zumbi, O Terno e Cidadão Instigado
Publicidade

O mais incrível é poder acompanhar toda a transformação do Sonic Youth pelos olhos da mulher que estava dentro da banda e transformou a vida de tanta gente. Tão tímida e sensível e tão selvagem e verdadeira. Tudo ao mesmo tempo.

Quando me convidaram para fazer um pequeno comentário sobre o livro, pensei que não poderia fazer isso. Eu estava errada: o livro me transformou. Kim Gordon me transformou mais uma vez.

Alyssa Aquino é vocalista da banda Audac.