• Carregando...
Stefano Maccarini/Divulgação | Stefano Maccarini/Divulgação
Stefano Maccarini/Divulgação| Foto: Stefano Maccarini/Divulgação
Ouça

Escute o single “People Get Together”:
https://soundcloud.com/ourgang/people-get-together-our-gang

Não é exagero dizer que o projeto de música eletrônica Our Gang entende o espírito de seu tempo. Criado em Curitiba, em 2007, pelos músicos André Sakr (E.S.S) e Alessandro Oliveira (Copacabana Club), começou o ano de 2015 atirando em várias direções: com nova formação – que agora conta com baixo e bateria no palco –, a banda acaba de lançar um single novo, “People Get Together”, apostando em uma estratégia de distribuição paradoxal.

De um lado, uma ambição estudada para conquistar a maior atenção possível do mercado internacional nas plataformas digitais. De outro, um cuidado artesanal de produção dos discos físicos para tratar os fãs com intimidade “quase familiar”.

Na web, a Our Gang distribui seu material nas principais plataformas de download e streaming digitais lançadas pelo selo Ea-sytiiger, criada por Sakr e outros dois sócios no ano passado.

Segundo Sakr, a estratégia foi planejada durante mais de um ano de pesquisa do mercado para redimir o tempo que ele assume ter perdido em bandas que produziam material de qualidade, mas não sabiam vender seu produto.

“Nossas antigas bandas, erraram muito no passado”, diz Sakr. “A gente não se esforçava para produzir material que mirasse o mercado exterior, não produzia bons releases em inglês, não perdia tempo pesquisando quais são os sites e blogs relevantes nos vários mercados possíveis.”

Com a criação do Easytiiger, a banda segue o exemplo de outros selos independentes contemporâneos da Europa e dos Estados Unidos, conseguindo gravar, editorar e distribuir o som da banda sem dividir os eventuais lucros com associações de editores de musica convencionais como o Ecad e Abramus.

“Deu mais certo do que imaginávamos. [O single] está dando muito retorno em sites internacionais”, diz. A repercussão do trabalho na internet despertou o interesse de uma gravadora internacional que deve, no mês de abril, se tornar parceira no lançamento do disco físico.

Trabalhando no outro extremo da indústria fonográfica atual, a banda prepara o lançamento do EP com cuidado artesanal. Com tiragem limitada, o disco de vinil de 12 polegadas e encarte duplo trará como bônus pôsteres e polaróides autografadas. “Serão alguns mimos feitos à mão para presentear nosso público. A gente percebeu que as pessoas se interessam mais por isso”, diz.

Nova Formação

A banda Our Gang é atualmente um quarteto. Além dos membros fundadores, André Sakr, que vive em Florianópolis (SC), e Oliveira, que está em Curitiba,o grupo incorporou o baterista e DJ Carlos Costa e o baixista Fernando Lobo, ambos radicados em São Paulo.

“A ideia é tornar o som mais orgânico. Vamos ensaiar no próximo trimestre e queremos fazer uma turnê com espetáculos grandes que o nosso som pede”, afirma Sakr.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]