• Carregando...
Ver David Gilmour na Pedreira custará até R$ 1.040. É caro? | Wikimedia Commons
Ver David Gilmour na Pedreira custará até R$ 1.040. É caro?| Foto: Wikimedia Commons

Na prática é uma conta das mais complicadas, que envolve centenas de custos variáveis e porcentagens.

Mas a lógica para definir o preço do ingresso de um espetáculo é simples: o produtor do evento soma todos os gastos que vai ter com a produção e calcula quanto cada ingresso deverá custar para simplesmente compensá-los.

Cachês variam conforme o local do show

Leia a matéria completa

Essa média considera cerca de 60% a 70% da lotação do teatro – com 90% de meias-entradas. É a parcela da bilheteria que o espetáculo precisa vender para “empatar”. Abaixo dela, é prejuízo; acima, lucro.

Mas por que às vezes fica tão caro? As respostas dos produtores ouvidos pela Gazeta é similar: os custos – e os riscos – de um espetáculo são altos mesmo. Especialmente quando se tratam de grandes artistas, cujos cachês variam muito.

Há shows cobrando caro sem precisar, por ganância. Mas, na maioria das vezes, a conta está razoavelmente equilibrada, e o custo é o que é devido a uma série de fatores do negócio. É um negócio como outro qualquer, que tem que ter lucro. E o risco é alto: se o evento não dá certo, a produtora tem de pagar a conta.

Mac Solek,produtor da Prime.

“O cachê é a primeira nomenclatura que ponho na minha planilha”, conta Verinha Walflor, lembrando que os chamados “custos artísticos” também incluem gastos como transporte aéreo, hospedagem, camarim e transporte de parafernálias espetaculares.

“Muita gente acha que são os artistas que trazem o som e todo o equipamento, por exemplo. Mas sou eu que coloco. É o cachê, mais uma série de coisas que o público nem imagina que existem. O artista não tem despesas”, complementa Mac Solek, da Prime.

Quem paga inteira desembolsa o dobro

Até 95% dos ingressos vendidos para um espetáculo são meias-entradas

Leia a matéria completa

Esses gastos representam pelo menos metade do custo de um evento em um local como a Pedreira Paulo Leminski, de acordo com Hélio Pimentel, diretor da DC SET Eventos. “Quando se trata de um show internacional, este gasto é muito maior que o custo de produção”, conta. A capacidade do espaço que recebe o show também é um dos fatores cruciais para definir o preço da entrada.

A diferença entre a quantidade de público que “paga a conta” em um evento na Pedreira e na Ópera de Arame explica como os ingressos para o show de David Gilmour (14 de dezembro) custam menos que os de Caetano Veloso e Gilberto Gil (28 de agosto), por exemplo.

Simulações

Veja como ficariam os valores dos ingressos em dois cenários diferentes – num teatro e em um grande espaço como a Pedreira Paulo Leminski. Os cálculos foram simplificados e os valores utilizados são estimativas citadas por produtores ouvidos pela reportagem:

No teatro

Lotação: 2.200 (pagantes)

Quanto custa a apresentação de um artista nacional de primeiro escalão:

Custo artístico: R$ 220 mil

Comunicação: R$ 60 mil

Produção: R$ 40 mil

Locação : R$ 50 mil*

Impostos e Encargos (estimativa de renda de R$ 500 mil): R$ 75 mil*

Total: R$ 445 mil

Preço médio geral (com 70% da lotação, ou 1.540 lugares): R$ 289

Este seria o “ticket médio” do evento. Na prática, os valores cobrados serão definidos de acordo com divisões por setor (balcões, camarotes) e com a previsão de cerca de 90% de meias-entradas (o que leva o preço cobrado pela inteira a praticamente dobrar).

Inclui cachê, hospedagem, alimentação, transporte, translado, itens de camarim e outros gastos relacionados ao artista.

Gastos com anúncios de tevê, mobiliário urbano, campanhas, assessoria de imprensa e outros meios de divulgação.

Gastos com som e luz, estrutura, montagem de palco, portaria, seguranças e outros detalhes técnicos do espetáculo.

A locação dos teatros pode custar em torno de 10% a 15% do resultado da bilheteria, aqui estimado em R$ 500 mil)

Incidem sobre a renda de um evento porcentagens do Ecad (5%), imposto sobre serviços (5%), taxas de cartão de crédito (2,7% por venda) e débito (2,3%).

Na Pedreira

Lotação: 25.000

Quanto custa um show de artista internacional

Custo artístico: R$ 3 milhões

Comunicação: R$ 100 mil

Produção: R$ 750 mil

Espaço : R$ 150 mil

Total (sem impostos): R$ 4 milhões

Preço médio (70% da lotação, ou 17.500 mil lugares): R$ 200

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]