Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Clássica

Stefan Geiger estreia como maestro da Orquestra Sinfônica do Paraná

Alemão se apresenta no papel de regente titular do grupo pela primeira vez na quarta-feira (9) e oferece uma síntese das ideias que colocará em prática neste ano

Geiger  fará com a orquestra uma trilha sonora ao vivo para filme mudo de Buster Keaton. | Antônio More/Gazeta do Povo
Geiger fará com a orquestra uma trilha sonora ao vivo para filme mudo de Buster Keaton. (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) apresenta seu primeiro concerto de 2016 na noite desta quarta-feira (9), no Guairão. A abertura da temporada será também a estreia do novo maestro titular do grupo, o alemão Stefan Geiger, que foi eleito pelos próprios músicos da orquestra em 2015.

O programa deste primeiro concerto, que será repetido no domingo (13) de manhã, foi pensado pelo novo maestro como uma espécie de apresentação de suas ideias para a temporada.

Ópera

Geiger escolheu a abertura de “O Guarani”, de Carlos Gomes (1836-1896), para fazer reverência ao Brasil. “É um gesto de saudação. Quis começar meu primeiro concerto como regente titular de uma orquestra brasileira com música brasileira”, diz o regente, em entrevista à Gazeta.

Junto com “O Cavaleiro da Rosa”, de Richard Strauss (1864-1949), a peça também é uma sinalização do interesse do novo regente pela ópera, que aparecerá na temporada de 2016 com a encenação da obra “Der Freischütz”, de Carl Maria von Weber (1786-1826), em data a confirmar.

Também está programada para a temporada a apresentação de “Sonho de uma Noite de Verão”, de Mendelssohn, nos dias 5 e 6 de junho, em um formato inédito para a OSP, que será acompanhada por um narrador.

Cinema

A segunda peça do concerto de abertura, “Descobrimento do Brasil”, foi escrita por Heitor Villa-Lobos (1887-1959) para a trilha sonora de um filme homônimo do cineasta brasileiro Humberto Mauro (1897-1983). Também foi caso pensado. Cinéfilo, Geiger vai reger mais uma trilha sonora de cinema mudo ao vivo em 2016, nos moldes do que fez com “Metrópolis”, que lotou o Guairão no ano passado.

Desta vez, será “Marinheiro de Encomenda” (“Steamboat Bill, Jr”, de 1928), de Buster Keaton. Geiger considera que o mestre da comédia foi injustamente ofuscado em favor de Charlie Chaplin – mas este é um assunto para daqui a dois meses. Estão programadas duas sessões – uma no dia 8 de maio, domingo, às 10h30; e outra no dia 9 de maio, segunda, às 20h30.

Balé

Por fim, Geiger incluiu no programa desta quarta e domingo a suíte “Estancia”, um balé do argentino Alberto Ginastera. É mais uma referência a suas intenções: o novo maestro está programando um balé com o Balé Guaíra, também em data a ser confirmada.

“O programa dá um pequeno vislumbre do que vamos fazer, mas não inclui tudo. Não haveria tempo suficiente”, promete Geiger.

*

Alemão é “uma surpresa” e rege de forma “mais moderna”

O maestro alemão Stefan Geiger foi eleito regente titular pelos músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) em 2015, depois de um processo de escolha que levou cerca de um ano e meio e considerou outros cinco nomes. Ele se apresentou com a orquestra no ano passado, em 2014 e 2012.

Nascido em 1967, Geiger é trombonista da Orquestra Sinfônica da Rádio do Norte da Alemanha desde 1991 e regente e diretor artístico da Orquestra Jovem de Bremen desde 1996.

O novo maestro titular vai reger cerca de metade dos concertos da OSP em 2016.

“Ele foi eleito pela competência e pela forma com que enxerga a regência – muito mais moderna do que se vê normalmente”, conta Sebastião Interlandi Junior, presidente da Associação de Músicos da OSP. “Ele chegou esta semana e tem sido uma surpresa musical. Musicalmente, estamos muito satisfeitos”, diz.

A outra metade dos concertos da temporada será feita com regentes convidados. Entre os nomes programados estão Tobias Volkmann, Nicolas Rauss, Benoit Fromanger e Jamil Maluf.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.