• Carregando...
Banda do vocalista Tim Burgess foi uma das remanescentes do chamado britpop, cena que alavancou grupos como Oasis e Blur. | Divulgação
Banda do vocalista Tim Burgess foi uma das remanescentes do chamado britpop, cena que alavancou grupos como Oasis e Blur.| Foto: Divulgação

Um dos nomes mais importantes que despontaram na efervescência musical da Grã-Bretanha na virada dos anos 1980 para os 90, na onda do chamado britpop, o grupo The Charlatans é também exemplo de perseverança.

Após um hiato de cinco anos, o quarteto lançou em janeiro seu 12.º disco de estúdio, o belo Modern Nature, erguido em homenagem a seu baterista fundador, Jon Brookes, que morreu em 2013, em decorrência de um câncer no cérebro, às vésperas de entrar no estúdio com os companheiros.

Ouça a nova música e um clássico do Charlatans

Álbum tem inesperado frescor retrô

Tinha tudo para ser um disco saudosista. Amargo até, e talvez com cara de despedida

Leia a matéria completa

O Charlatans já havia renascido das cinzas em 1997, quando o álbum Tellin’ Stories rendeu tributo a seu primeiro tecladista, Rob Collins, morto em acidente de carro – com seu órgão Hammond, ele ajudou a marcar a sonoridade da banda a partir de seu primeiro hit, “The Only One I Know”, do disco de estreia, Some Friendly (1990).

Lembra deles?

Três nomes do britpop que foram ou que vão ser notícia:

Stone Roses

A banda que estourou em 1989, em Manchester, terminou depois de lançar dois discos e ameaçou um retorno em 2011. A reunião rendeu alguns shows, o ótimo documentário Made of Stone (2013) e a expectativa de um novo álbum. Mas novas brigas parecem ter deixado a volta de lado.

Blur

O quarteto londrino está com novo disco a caminho: The Magic Whip, o primeiro em 12 anos, com lançamento anunciado para 27 de abril.

Oasis

Os irmãos Gallagher estão separados desde 2009. Noel acaba de lançar um novo disco com a High Flying Birds, enquanto Liam pôs fim ao Beady Eye. Sobre a especulada volta, Noel diz: “Se eu fizer isso um dia, será apenas por dinheiro”.

Manchester é o berço do Charlatans. A cidade foi o primeiro palco de grandes nomes do pós-punk britânico – entre outros, Joy Division/New Order, Happy Mondays e The Smiths, e, contemporâneos do Charlatans, The Stone Roses e Inspiral Carpets – na sequência, veio o furacão Oasis. Nesse cenário, o Charlatans manteve sempre a regularidade com sua mistura de embalo soul e psicodelia. Embora muito querida pelos britânicos, a banda nunca “aconteceu” fora da ilha.

Participações

Modern Nature contou com três bateristas convidados: Pete Salisbury (The Verve), Stephen Morris (New Order) e Gabriel Gurnsey (Factory Floor). Se a primeira faixa, “Talkin in Tones”, sugere um disco introspectivo guiado pela voz sussurrada de Tim Burgess, a seguinte, “So Oh”, dá o tom solar que pontua o disco, equilibrado entre faixas cheias de grooves dançantes e viagens psicodélicas nas quais Burgess, Mark Collins (guitarra), Martin Blunt (baixo) e Tony Rogers (teclados) falam sobre a passagem do tempo. É um som que lembra a velha e doidona “Madchester”, mas sem evocar nostalgia. Depois de tantos solavancos, o Charlatans parece seguir em frente sem olhar para o retrovisor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]