• Carregando...
Cecília Guida, Achille Picchi e Henrique Muller se apresentam na Capela Santa Maria | Divulgação
Cecília Guida, Achille Picchi e Henrique Muller se apresentam na Capela Santa Maria| Foto: Divulgação

O projeto itinerante Concertos pelo Brasil faz hoje uma parada em Curitiba para a apresentação gratuita do Trio Images, às 20 horas, na Capela Santa Maria (R. Marechal Deodoro, 771). Formado pelos músicos paulistas Achille Picchi (piano) e Henrique Muller (viola) e pela argentina naturalizada brasileira Cecília Guida (violino), o grupo percorre 43 cidades, em um total de 90 concertos, por iniciativa do Instituto Votorantim.

O repertório que os três atualmente interpretam sofreu a influência de suas viagens pelo mundo – em países como a Armênia, os Estados Unidos, a Rússia e a Argentina. Em cada novo destino, Cecília, Picchi e Muller preparavam um novo programa, que mesclava, às composições brasileiras, músicas de autores dos locais em que se apresentariam.

Internacionais

O costume explica as visitas às obras de compositores armênios, como Aram Khachaturian (1903-1978), influenciado pelo folk do país, de quem pinçaram a "Dança do Sabre" e a "Valsa"; e Alexander Arutiunian (nascido em 1920) – com sua "Suíte". Assim como à do russo Paul Juan (1842-), autor de "Trio", e de Antonín Dvorák (1841-1904), nascido no antigo Império Austríaco, atual República Checa, com o seu "Trio Op. 90 – Dumky".

Agraciado com o prêmio da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de melhor conjunto de câmara, em 2006, e a Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes, em 2007, o trio é reconhecido pela afinidade de seus integrantes. Cecília atuou como spalla em orquestras brasileiras e européias e foi bolsista do governo da Alemanha, graduando-se pela Universidade de Colônia. Muller também exerceu a função de primeiro viola em orquestras européias e brasileiras e foi bolsistas do Conservatório de Genebra. Picchi, por sua vez, é compositor, regente e pesquisados de música brasileira, tendo sido aluno de Camargo Guarnieri.

Os três não deixam de fora do programa excertos de obras dos mestres que exerceram papel fudamental na sua formação, como o "Trio nº 3 Op.1", de Beethoven (1770-1827), e o "Trio Op. 40", de Brahms (1833-1897).

As peças "Adiós Nonino" e "Otoño Porteño", do argentino Astor Piazolla (1921), e "El Amor Brujo" e "Dança do Terror", do compositor espanhol Manuel de Falla (1876-1946), completam a apresentação, ao lado do único brasileiro no programa, o fluminense César Guerra-Peixe (1914-1993), de quem será executado o "Trio".

Até dezembro, os Concertos pelo Brasil terão acontecido também nos estados da Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás e Sergipe, além de Brasília (DF).

Serviço

Concertos pelo Brasil com o Trio Images. Capela Santa Maria (R. Marechal Deodoro, 771), (41) 3321-2840. Hoje, às 20 horas. Entrada franca (ingressos distribuídos no local uma hora antes da apresentação, sujeitos à lotação do espaço).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]