• Carregando...

Músicos que voam para a Grã-Bretanha ou partindo do país estão sendo obrigados a despachar seus instrumentos delicados e valiosos nos compartimentos de carga dos aviões. Uma orquestra norte-americana chegou a cancelar sua turnê após a adoção das novas medidas de segurança.

O Sindicato dos Músicos Britânicos disse nesta terça-feira que as novas regras adotadas este mês desde a descoberta de uma conspiração para explodir aviões voando entre a Grã-Bretanha e os EUA podem exercer "um impacto devastador".

- Muitos artistas que geram receita considerável trabalhando fora de seus países viram seu meio de subsistência em risco pelo fato de não poderem levar seus instrumentos a bordo como bagagem de mão - disse o secretário-geral assistente do sindicato, Horace Trubridge.

Ele disse que não é incomum que o custo de reposição de um instrumento seja superior a 30 mil libras (US$ 57 mil).

A Orquestra St. Luke's, de Nova York, cancelou sua turnê britânica programada três dias após a descoberta da alegada conspiração. Outras, incluindo as orquestras de Filadélfia e do Minnesota, voaram, mas com alguma dificuldade.

Scott Chamberlain, porta-voz da Orquestra do Minnesota, disse que cerca de 20 músicos que normalmente teriam levado seus instrumentos como bagagem de mão, incluindo violinistas e violoncelistas, foram obrigados a despachá-los como bagagem.

- Pode ter havido alguma relutância, mas ao mesmo tempo houve uma aceitação a contragosto - disse ele.

Russos viajam de avião

A orquestra russa Bolshoi, que estava na Grã-Bretanha quando as novas restrições foram impostas, voltou para casa de avião no domingo, mas não antes de prolongadas negociações entre os músicos e os organizadores da turnê.

A porta-voz da turnê, Faith Wilson, contou que chegou a ser cogitada a possibilidade de despachar os instrumentos por via terrestre.

- É um problema para todas as orquestras visitantes, quer estejam vindo ou voltando deste país - disse Wilson.

- Alguns músicos possuem violinos, por exemplo, extremamente valiosos. Acredito que uma das condições impostas pelas seguradoras para segurar os instrumentos é que eles sejam carregados pelo próprio músico.

O duo de violinistas Marc Ramirez e Olivia Hajioff disse à BBC que esperavam poder voltar da Europa para os Estados Unidos no domingo.

- Nossos violinos são extremamente valiosos e delicados. É impensável que nós, ou qualquer outro músico sério, possamos despachá-los no compartimento de carga. Isso significa que teríamos que voltar para casa sem nossos instrumentos, e isso por um prazo indeterminado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]