• Carregando...

O Quarteto Parisii, formado por músicos franceses, chega à cidade nesta terça-feira (1.º), para a série dos Concertos BankBoston, trazendo na bagagem uma das obras mais complexas do compositor Pierre Boulez: "Livro para Quarteto". Os trechos da partitura que serão apresentados abrem um panorama da música francesa, incluindo também peças de Debussy e de Darius Milhaud. Para fechar o programa, como não poderia deixar de ser, uma homenagem aos 250 anos de Mozart. Junto com o clarinetista Romain Guyot, os franceses tocam o Quinteto para Clarinete e Cordas em Lá Maior.

Quando Boulez compôs o "Livro para Quarteto", ainda era um jovem músico, com menos de 30 anos. Fascinado pelas experiências dos serialistas, que haviam acabado de vez com o monopólio do sistema tonal na música, ele escrevia peças difíceis, quase impossíveis de se tocar. Durante muitos anos, a peça escrita em 1952, assustou os quartetos. Só recentemente, o Parisii decidiu enfrentar a tarefa. Entraram em contato com Boulez (81 anos), que não acreditou que eles estivessem mesmo tocando a peça. No entanto, o compositor foi assistir a um ensaio e se convenceu de que tinham conseguido.

A apresentação do Quarteto Parisii é a terceira atração da série de concertos BankBoston em Curitiba e uma oportunidade única de ouvir a interpretação da obra de Boulez. Estão previstos outros três concertos ainda este ano: Schubertíade, no dia 29 de agosto; Quarteto de Leipzig em 26 de setembro e Ilya Gringolts no dia 24 de outubro.

Confira o roteiro de shows

Serviço:Quarteto Parisii e Romain Guyot. Terça-feira (1º) às 20h30. Guairinha (Rua XV de Novembro, s/n.º) Tel.: 3315-0979. R$ 36,00 e R$ 24,00 (clientes BankBoston).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]