Pintura de João Fernando dos Santos, de 6 anos.| Foto: Divulgação

Programe-se

Fazendo Arte

Praça do Bibinha – Hospital Pequeno Príncipe (R. Desembargador Motta, 1.070 – Batel), (41) 3310-1010. Segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Abertura hoje. Até 20 de março.

Em Nova York: Galeria Art At Format (50 Wooster Street, SoHo). Até 6 de abril.

CARREGANDO :)
Pintura de Johny Peterman, de Mandirituba (PR)
Exposição dos trabalhos na galeria Art at Format em Nova York
Imagens da galeria, que fica no SoHo, em Nova York
Na galeria, os trabalhos em meio a móveis de exposição
Pinturas recortadas para o visitante alternar as partes
Pintura de João Pedro Galeno, de 12 anos
CARREGANDO :)

Para as crianças, pode ter começado apenas como um passatempo, mas o resultado impressionou os envolvidos. O Hospital Pequeno Príncipe abre hoje a exposição Fazendo Arte, com pinturas, gravuras e fotografias criadas por crianças e adolescentes atendidos no centro médico de Curitiba.

SLIDESHOW: Veja todas as obras e fotografias

Publicidade

Os trabalhos foram realizados durante 40 oficinas de arte que, ao longo do ano passado, atenderam cerca de mil pessoas.

As obras também ganham o mundo a partir de hoje, quando a galeria Art at Format abre a exposição de 20 dos trabalhos em seu espaço no SoHo, em Nova York.

O curador, o brasileiro Sany Marques, contou à Gazeta do Povo que deu trabalho escolher entre 2 mil trabalhos, e ele decidiu partir do tema específico dos rostos. "São imagens de quem vê ou é visto, que podem mostrar mais ou menos como eles se veem, ou como se projetam. Não é só um desenhinho."

Entre as fotografias selecionadas, imagens que aludem à liberdade e pontos de vista particulares de dentro do hospital.

A exposição proporciona ao público curitibano e nova-iorquino tornar-se cúmplice desse mergulho das crianças em suas descobertas artísticas. "Não sou psicanalista, mas você vê o nível de humor [nas obras]."

Publicidade

A galeria alternativa funciona como um posto avançado para artistas brasileiros exporem em Nova York. No caso da Fazendo Arte, o convite partiu de Sany, após uma visita ao hospital.

Os professores das oficina foram Leandro Taques (fotografia), Márcia Széliga (pintura) e Michelle Behar (gravura).

Interatividade

Além de prestigiar as obras, o visitante pode fazer um tour virtual pela mostra e brincar com elas, alternando olhos e bocas pelo site www.fazendoarte.pequenoprincipe.org.br.

O projeto, contemplado com a Lei Rouanet, prevê ainda uma exposição em maio, durante um jantar de gala feito por chefes de cozinha brasileiros em Nova York, num evento para levantar fundos para o hospital.

Publicidade

Galeria