• Carregando...
Jason Segal e Ed Helms vivem irmãos que têm de passar suas diferenças a limpo | Divulgação
Jason Segal e Ed Helms vivem irmãos que têm de passar suas diferenças a limpo| Foto: Divulgação

Comédia

Jeff e as Armações do Destino

Estados Unidos, 2011. Direção de Mark e Jay Duplass. Com Jason Segel, Ed Helms e Susan Sarandon. Paramount. 83 min. Preço médio: R$ 39,90 (DVD) e R$ 79,90 (Blu-ray).

Famílias felizes parecem todas iguais, reza a cartilha da ficção. Já a infelicidade parece ser capaz de lhes conferir originalidade e potência. Cada uma sofre a sua maneira. A dupla de diretores Mark e Jay Duplass (de Cyrus) apostam nessa certeza e vem construindo uma interessante filmografia, na qual a teia de relações entre pais e filhos e entre irmãos têm papel central. Lançado no Brasil direto em DVD, Jeff e as Armações do Destino é exemplar nesse sentido.

Jason Segel (de Eu Te Amo, Cara) é o interessantíssimo personagem-título, um jovem que vive no porão da casa da mãe e não consegue enfrentar as responsabilidades do mundo adulto. Passa os dias em frente à televisão e fumando maconha. Para se defender de uma realidade na qual não consegue se encaixar, ele cria uma espécie de universo paralelo, meio adolescente.

E é dentro dessa lógica, a de alguém que se encontra em estado de alheamento do real, que Jeff se coloca em movimento. Após uma ligação telefônica para o número errado, ele começa a acreditar que seu destino estaria ligado ao nome Kevin, que surge como um enigma a ser decifrado. Para solucioná-lo, ele sai da toca.

Quem levar a sério, ao pé da letra, os devaneios filosóficos do personagem, vai achar o filme artificial, forçado e até piegas. Basta, contudo, que os jogos mentais de Jeff sejam interpretados como armações de seu inconsciente, na tentativa de tirá-lo da inércia em que se encontra, que a trama se torna bem mais instigante.

Em sua jornada insana, Jeff terá de se confrontar com a mãe, vivida por Susan Sarandon (de Thelma & Louise), uma mulher que começa a redescobrir o desejo e o amor graças a um admirador secreto dentro do seu local de trabalho. Ele também vai ser forçado a lidar com a fanfarronice do irmão mais velho (Ed Helms, de Se Beber, Não Case), que subestima Jeff e se acha muito melhor do que na verdade é.

Produzido por Jason Reitman (diretor de Juno e Amor sem Escalas), Jeff e as Armações do Destino é um filme pequeno, sem maiores ambições, mas não desprovido de charme.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]