• Carregando...

A semana de moda de Milão vem resistindo aos apelos para que sejam proibidas de desfilar as modelos que estão abaixo do peso, em meio ao debate sobre as garotas excessivamente magras e as desordens alimentares que elas inspiram.

No início deste mês, Madri pediu às modelos magras demais para manter distância de seus desfiles. Mas nas passarelas de Milão foram vistas muitas garotas com braços finos como palitos e rostos amaciados.

Mario Boselli, diretor da câmara de comércio da moda italiana, disse à Reuters na terça-feira que não há planos para seguir o exemplo de Madri.

Falando ao telefone entre um desfile e outro, ele disse que viu "talvez uma garota entre cem" que poderia ser definida como magra demais e que não há necessidade de regulamentos.

A mídia informou que Milão estava adotando suas regras próprias para proteger as modelos, mas Boselli disse que as normas apenas fazem parte das leis italianas, não têm nada de novo e não guardam relação com a questão do peso.

- Houve um mal-entendido -, disse ele. - Obedecemos às leis trabalhistas italianas, que exigem que as modelos menores de idade precisem apresentar atestado de saúde, provar que estudam e estar acompanhadas. Mas essas normas se aplicam a todos os menores de idade, não apenas às modelos.

O estilista da Burberry, Christopher Bailey, que festejava no backstage com um grupo de pessoas, também se manifestou contra a adoção de normas específicas.

- Acho que não é tão simples assim - disse ele. - Eu mesmo sou muito magro e como muito. Acho que isso é algo do qual todos nós precisamos ter consciência e que precisamos encarar com bom senso.

Indagado se já se recusara a empregar uma modelo por ela ser magra demais, o estilista se negou a responder.

No desfile da grife D&G de Dolce e Gabanna, inspirado nos anos 1980, garotas com pernas finas como cegonhas e sapatos com grandes saltos plataforma desceram a passarela, suas cinturas minúsculas estreitadas ainda mais por corpetes e cintos apertados.

Nos bastidores, antes do desfile, a modelo canadense Heather Marks, de 18 anos, com seu corpo frágil escondido sob um grande casaco preto, disse que ela, pessoalmente, nunca sentiu pressão para permanecer magra.

- Esta temporada tem muitas garotas realmente magras. Muitas das novas garotas têm 14 anos, então são supermagras porque ainda não chegaram à puberdade - disse ela.

À sua volta, maquiadores e cabeleireiros preparavam para o desfile dezenas de modelos de olhos grandes e pele de porcelana.

- É verdade que há muitas garotas, em sua maioria russas, das quais não dá para saber se são naturalmente magras - disse Marks.

Mas a resposta dada por modelos russas e do leste europeu em outro desfile foi sempre a mesma: somos naturalmente magras e nunca nos sentimos pressionadas a perder peso.

- Somos altas. Eu mesma tenho 1,80 metro, então não ficaria bonito se eu fosse gorda - disse a ucraniana Ekaterina Kashyntsera, de 22 anos, de beleza marcante e cabelos escuros curtos, dizendo que faz exercícios e come saudavelmente para manter a forma.

- Mas a escolha é de cada uma. Se você não quiser, pode fazer outra coisa - acrescentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]