• Carregando...
O escritor e jornalista ocupa agora a cadeira de n.º 28 da Academia Paranaense de Letras | Reprodução
O escritor e jornalista ocupa agora a cadeira de n.º 28 da Academia Paranaense de Letras| Foto: Reprodução
  • Nilson Monteiro entre as jornalistas Isabela França e Valéria Prochmann
  • O escritor tem nove livros publicados e participou de várias antologias

O escritor e jornalista Nilson Monteiro tomou posse, nesta segunda-feira (17), da cadeira n.º 28 da Academia Paranaense de Letras (APL). Monteiro ocupa a cadeira que era do professor, escritor e articulista da Gazeta do Povo Belmiro Valverde Jobim Castor (1942-2014). Antes dele, a sede era de Helena Kolody (1912-2004).

Nascido em Presidente Bernardes (SP), em 26 de outubro de 1951, Monteiro soma mais de quatro décadas de atuação como jornalista, desde que se radicou no estado, no final da década de 1970. Trabalhou em diversos veículos de comunicação nacionais, como o jornal O Estado de S.Paulo e a revista Istoé, além de paranaenses, como a RPC TV.

Tem nove livros publicados: "Simples" (poesia); "Curitiba vista por um pé vermelho" (crônicas); "Ferroeste, um novo rumo para o Paraná" (reportagem); "Itaipu, a luz" (reportagem); "Pequena casa de jornal" (crônica); "Madeira de Lei, uma crônica da vida e obra de Miguel Zattar" (biografia); "Pedaços de muita vida – os 122 anos da Associação Comercial do Paraná" (história); "40 anos transformando vidas" (institucional/Sebrae) e Mugido de Trem, pela editora Banquinho, em que narra a saga errática de uma família de sitiantes.

Participou ainda de várias antologias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]