• Carregando...
O escritor tem nove livros publicados e participou de várias antologias |
O escritor tem nove livros publicados e participou de várias antologias| Foto:

O escritor e jornalista Nilson Monteiro toma posse na próxima segunda-feira, dia 17, da cadeira N.º 28 da Academia Paranaense de Letras (APL). A cerimônia será realizada na sede da Federação do Comércio do Paraná (R. Visconde do Rio Branco, 931, 7.º andar, Centro), a partir das 19h30.

Monteiro vai ocupar a cadeira que foi do professor, escritor e articulista da Gazeta do Povo Belmiro Valverde Jobim Castor (1942-2014). Ao ter confirmada sua nomeação, o autor se declarou bastante emocionado: "Amigos, neste exato momento acabo de receber uma grata notícia que, para variar, faz brotar lágrimas e emoção: fui eleito para a Academia Paranaense de Letras, para suceder, com muita honra e mais felicidade e emoção ainda, a dois ‘monstros’ da cultura paranaense, na cadeira número 28: a poeta Helena Kolody e o professor Belmiro Valverde. Espero merecer esta honra", disse.

Nascido em Presidente Bernardes (SP), Monteiro soma mais de quatro décadas de atuação como jornalista, desde que se radicou no estado, no final da década de 1970. Trabalhou em diversos veículos de comunicação nacionais, como o jornal O Estado de S.Paulo e a revista Istoé, além de paranaenses, como a RPC TV . Tem nove livros publicados e participou de várias antologias.

No ano passado, Monteiro lançou seu primeiro romance, Mugido de Trem, pela editora Banquinho, em que narra a saga errática de uma família de sitiantes.

Belvedere

Criada em 1936, a Academia Paranaense de Letras é uma entidade que reúne escritores, advogados, jornalistas e empresários que têm livros publicados ou guardam alguma afinidade com a literatura. No mês de setembro, a entidade formalizou a mudança de sua sede para a casa histórica do Belvedere, no bairro São Francisco, imóvel tombado em 1966 como parte do Patrimônio Cultural do Paraná.

Na última quinta-feira, dia 13, o escritor e jornalista curitibano Roberto Muggiati, ocupante da cadeira N.º 33, esteve na APL proferindo a palestra "A Curitiba Letrada dos Anos 50". Muggiati tem uma carreira extensa na literatura e no jornalismo, foi editor das revistas Veja e Manchete e atualmente atua como repórter especial da Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]