• Carregando...
Shawn Kinley: canadense defende a atuação sem roteiro, na forma de jogo | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Shawn Kinley: canadense defende a atuação sem roteiro, na forma de jogo| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

"As pessoas temem falar em público mais do que a morte", aposta o ator canadense Shawn Kinley. Mesmo atores profissionais se sentem vulneráveis sem um roteiro – e essa é justamente a especialidade dele: os jogos de improviso, em que grupos competem pela aprovação da plateia atuando só com indicações rápidas recebidas ao vivo de um diretor.

Deve ser mesmo assustador subir no palco sem saber o que vai acontecer ali. Essa experiência será apresentada hoje na Cia. dos Palhaços em Teste de Elenco. No show desta noite, 16 atores serão orientados por dois diretores (Shawn, que veio a Curitiba especialmente para dar uma oficina de improviso e para o espetáculo, e Daniel Nascimento, do grupo paulistano Barbixas). Ao final de cada cena, o público confere notas aos grupos, que vão sendo eliminados de acordo com sua cotação. A organização é do grupo cômico Antropofocus.

Pela fé

O canadense defende o improviso em relação a outras modalidades de humor, como a comédia stand-up, por contar histórias mais complexas, e não ser baseado em tiradas rápidas. "Admiro quem trabalha pela fé, simplesmente confia que a coisa vai funcionar", disse Shawn em conversa com a Gazeta do Povo.

Ele conta alguns segredos dessa arte. Por exemplo, é preciso combinar técnica e presença de espírito, emoção e lógica. Algumas características da modalidade ajudam a colocar o espetáculo no trilho, como o fato de atuarem juntos grupos de diferentes criadores, que colaboram entre si, e as diferenças de idade, o que une experiência e impetuosidade.

Shawn conta que se interessou pela mímica aos 9 anos de idade – em seu primeiro trabalho, ficou de graça na vitrine de uma loja imitando um robô para atrair a clientela. Hoje integrante do grupo Loose Moose, de Calgary, no Canadá, ele atua ao lado do diretor Keith Johnstone, um dos criadores de boa parte do que se faz hoje em termos de improvisação.

Serviço

- Teste de Elenco.- Espaço Cultural Cia. dos Palhaços (R. Amintas de Barros, 307), (41) 3077-5009.- Hoje, às 20h30.- Ingresso: R$ 10 (antecipado)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]