• Carregando...
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar | Roberto Custódio/JL
Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

O longa-metragem norte-americano Onde os Fracos não Têm Vez, de Ethan e Joel Coen, encerra hoje a 31.ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. O filme será exibido no Memorial da América Latina, após a cerimônia de encerramento do festival paulistano, com a entrega dos prêmios Bandeira Paulista aos vencedores.

Apenas dois filmes brasileiros concorrem na categoria de melhor ficção – A Casa de Alice, de Chico Teixeira, e Corpo, de Rossana Foglia e Rubens Rewald. O Banheiro do Papa, de Enrique Fernández e César Charlone (fotógrafo de Cidade de Deus), é uma co-produção entre Brasil, Uruguai e França.

Entre os documentários que disputam o Troféu Bandeira Paulista da categoria, há um título nacional: Meu Brasil, de Daniela Broitman.

Oscar

Onde os Fracos não Têm Vez, adaptado do livro do Corman McCarthy, participou da competição oficial do Festival de Cannes deste ano, mas não ganhou nada. No Oscar 2008, pode ser uma outra história. O filme está cotado para concorrer ao prêmio da academia em diversas categorias e é favorito a um estatueta: melhor ator coadjuvante, para o espanhol Javier Bardem.

Na trama de Onde os Fracos..., um homem descobre, em pleno deserto, que houve um acerto de contas entre traficantes e todos morreram. Naquele cenário de desolação e morte, ele encontra uma mala com US$ 2 milhões. Parece uma maneira fácil de ganhar dinheiro, mas logo o protagonista será perseguido por um assassino sádico, uma elogiadíssima atuação de Bardem, e pelo xerife vivido por Tommy Lee Jones, que pode ser indicado ao Oscar de melhor ator por outro filme, No Vale das Sombras, de Paul Higgis.

Joel e Ethan Coen reencontram em Onde os Fracos... um tema que lhes rendeu alguns de seus melhores filmes, como Fargo e O Homem Que não Estava Lá: as contradições da América interiorana e profunda, o mesmo país que, apesar de todas as presepadas do presidente George W. Bush, ainda o apóia.

Do que se pode ter certeza é que Onde os Fracos não Têm Vez e um filme de gênero que subverte suas convenções, marca registrada do cinemas dos irmãos Coen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]