Supla interpretando Mário Lago em cena do filme "Noel, poeta da Vila"| Foto: Divulgação

Berlim – O ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, do cineasta paulista Cao Hamburguer, representará o Brasil na seleção oficial do 57.º Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), e disputará o Urso de Ouro de melhor filme da mostra, que começa hoje e se estenderá até o próximo dia 18. Desde 1998, quando Central do Brasil, de Walter Salles, ganhou o Urso de Ouro e Fernanda Montenegro, o prêmio de melhor atriz, o Brasil não tinha um representante na categoria principal do festival.

CARREGANDO :)

Rodado na vizinhança judaica do bairro do Bom Retiro, em São Paulo, Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias conta a tocante história de um garoto, filho de militantes de esquerda, que se vê obrigado a contar com a ajuda de estranhos quando o pai e a mãe são obrigados a fugir da repressão imposta pela ditadura militar. O longa-metragem, que fez 350 mil espectadores no Brasil, tem como pano de fundo a Copa do Mundo de 1970.

Edith Piaf

Publicidade

Entre os destaques desta edição do Festival de Berlim estão a presença maciça de estrelas de Hollywood, o trágico retrato cinematográfico La Môme – La Vie en Rose, sobre a cantora Edith Piaf, e uma grande variedade de filmes relacionados a problemas do mundo contemporâneo. "O Festival de Berlim sempre foi e é um festival político e, por isso, entre os filmes escolhidos para esta edição está a produção americana Bordertown, de Gregory Nava, com Jennifer López e Antonio Banderas, sobre o assassinato de mais de 500 trabalhadoras mexicanas em Ciudad Juárez", disse o diretor da mostra, Dieter Kosslick. Vale lembrar que a brasileira Sonia Braga também está no elenco.

"Por isso o filme foi incluído na seleção principal, para disputar o Urso de Ouro e os Ursos de Prata, e para que este escândalo se esclareça de uma vez por todas", continua Kosslick. Jennifer López e Antonio Banderas estarão em Berlim para apresentar o filme.

Banderas também exibirá, na mostra Panorama da Berlinale, Englishmen Road, seu segundo filme como diretor.

Hollywood

A Berlinale deste ano vai exibir cerca de 400 filmes, entre eles cem estréias mundiais. Dos 26 filmes em concurso, dois deles são da América Latina: O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias e o argentino El Outro, de Ariel Rotter.

Publicidade

Como não poderia deixar de acontecer, Hollywood terá presença maciça na mostra alemã. Acompanhado do protagonista Matt Damon, Robert De Niro apresentará o filme de suspense O Bom Pastor, sua segunda produção como diretor, depois de Desafio no Bronx.

Clint Eastwood exibirá em caráter hors-concours o drama bélico indicado ao Oscar de melhor filme Cartas de Iwo Jima, segunda parte de seu "díptico" sobre a sangrenta batalha na ilha do Pacífico, em 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. Steven Soderbergh apresentará, por sua vez, O Segredo de Berlim, com George Clooney no papel de um jornalista norte-americano na Alemanha do pós-guerra. Clooney, no entanto, não poderá comparecer ao festival porque está rodando outro filme.

Entre as musas da meca do cinema americano aguardadas em Berlim, Sharon Stone virá para a primeira exibição de When a Man Falls in the Forest, de Ryan Esslinger. Judi Dench e Cate Blanchett estarão presentes para a exibição hors-concours da produção britânica Notas sobre um Escândalo, de Richard Eyre, sobre um amor impossível entre duas mulheres. As duas também concorrem ao Oscars de melhor atriz e coadjuvante, respectivamente.

França

A França estará muito bem representada na mostra oficial, cujo programa inclui ainda Ne Touche pas la Hache, de Jacques Rivette, com Jeanne Balibar e Guillaume Depardieu; Les Temoins, de André Techiné, com Michel Blanc e Emmanuelle Béart; e Angel, de François Ozon, com Romola Garai, Sam Neill e Charlotte Rampling.

Publicidade

O cineasta americano Arthur Penn, de 84 anos, diretor de Bonnie & Clyde – Uma Rajada de Balas, seu grande sucesso, mas também de O Milagre de Anne Sullivan e Caçada Humana, entre outros, será homenageado com o Urso de Ouro honorário pelo conjunto de sua obra cinematográfica.