• Carregando...

A Cinemateca de Curitiba realiza nesta segunda-feira (27), às 19h, a última edição do ano do ciclo de debates "Clássicos do Cinema Brasileiro". O encontro contará com a presença do cineasta paranaense Pedro Merege, convidado para falar sobre o filme "O Caso dos Irmãos Naves" (1967), de Luiz Sérgio Person (1936-1976), que será exibido na ocasião.

O filme é a reconstituição de um caso real, ocorrido na época do Estado Novo, em 1937, na cidade de Araguari (MG), onde dois inocentes foram condenados. Tudo começa quando um homem foge levando o dinheiro de uma safra de arroz. Os irmãos Naves, sócios do fugitivo, denunciam o caso à polícia. De acusadores passam, no entanto, a réus, por obra e graça do tenente de polícia que dirige a investigação. Presos e torturados, os Naves são obrigados a confessarem o crime que não cometeram.

"O Caso dos Irmãos Naves" foi considerado o melhor filme do ano e, em 1972, fez grande sucesso em Nova Iorque. Até hoje, o episódio é considerado um dos maiores erros judiciais da História do Brasil. O roteiro, de Jean-Claude Bernardet, baseia-se no livro homônimo do advogado do caso, João Alamy Filho. O filme contou com grande elenco: Raul Cortez, Juca de Oliveira, Anselmo Duarte, John Herbert, Lélia Abramo, Cacilda Lanuza e Sérgio Hingst.

Pedro Merege vai falar sobre a obra de Luiz Sérgio Person, considerada também um marco na história do cinema brasileiro. Merege lançou no ano passado, com o diretor Beto Carminatti, o curta-metragem "O Mistério da Japonesa", versão do livro "O Mistério da Prostituta Japonesa", de Valêncio Xavier.

Confira a programação completa dos cinemas

Serviço: Ciclo de Debates Clássicos do Cinema Brasileiro - "Os Irmãos Naves". Segunda-feira (27) a partir das 19 horas. Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1.174).Entrada franca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]